O Comité de Programação decide aprovar um total de 11 projetos no âmbito da quarta convocatória.
O Comité de Programação reuniu em Madrid, no passado dia 18 de junho, para decidir sobre os projetos que foram autorizados a passar à segunda fase, no âmbito da quarta convocatória do Programa SUDOE 2007 - 2013. No final desta quarta convocatória, foi aprovado um total de 11 projetos: 3 foram aprovados no final da primeira fase e outros 8 foram aprovados após terem sido anteriormente autorizados a passar à segunda fase.
Com estes 11 novos projetos programados, o Programa SUDOE, conta com um total de 106 projetos que puderam desenvolver as suas actividades durante o quadro de cooperação 2007-2013. Desde o início deste período de cooperação realizou-se um total de quatro convocatórias de projetos que resultou na aprovação e respetiva execução de 55 projetos na Prioridade 1 (Inovação), 31 projetos na Prioridade 2 (Meio Ambiente), 9 na Prioridade 3 (Acessibilidade) e finalmente, 11 projetos da Prioridade 4 (Desenvolvimento Urbano Sustentável).

A quarta convocatória esteve aberta de 21 de janeiro a 8 de fevereiro de 2013. Durante este período, foi recebido um total de 86 candidaturas de projetos, correspondentes às prioridades 1, 3 e 4. O texto oficial desta convocatória incluiu novas condições, principalmente devido ao facto de se estar, nesta fase, na reta final do período de cooperação transnacional 2007-2013. Essas condições consistem em priorizar o seguimento de projetos e a capitalização de resultados obtidos ao longo deste período.
Por isso, alguns dos projetos aprovados no âmbito da quarta convocatória têm como objetivo capitalizar ferramentas informáticas criadas em anteriores projetos, dando-lhes um valor acrescentado e permitindo a sua aplicação em áreas mais extensas. Outros projetos, porsua vez, apostaram no aumento da parceria inicial para poderem transferir os resultados obtidos para outras regiões do SUDOE, fazendo com que mais população beneficie dos produtos obtidos graças aos projetos co-financiados pelos fundos FEDER.
A distribuição dos projetos aprovados nesta última convocatória traduz-se num total de 7 projetos para a Prioridade 1, 2 para a Prioridade 3 e 2 para a Prioridade 4.

A dotação FEDER da quarta convocatória foi de 6.582.115,21 Euros, correspondendo a 7,04% do total do FEDER programado para o período 2007-2013. O montante FEDER para cada uma das três convocatórias anteriores foi de 46,76% do total FEDER para a 1ª convocatória, 26,73% para a 2ª convocatória e 17,75% para a 3ª convocatória.
Poderá aceder aqui à lista dos projetos aprovados. Os primeiros elementos quantitativos sobre a composição dos 11 projetos permitiram obter os seguintes dados:
- Dos 11 projetos aprovados, 5 são liderados por beneficiários espanhóis (3 na Prioridade 1, 1 na Prioridade 3 e 1 na Prioridade 4), 5 são conduzidos por beneficiários franceses (3 na Prioridade 1, 1 na Prioridade 3 e 1 na Prioridade 4) e 1 beneficiário principal português lidera um projeto da Prioridade 1.
Os beneficiários dos 11 projetos participaram nos dias 4 e 5 de julho no Seminário de Gestão de Projetos da 4ª convocatória, durante o qual se procedeu à assinatura e entrega dos Acordos de Concessão de Ajuda FEDER por parte da Conselheira de Economia, Finanças e Emprego do Governo da Cantábria. O calendário de execução dos projetos estabelece, na maior parte dos casos, um período de execução que vai até ao segundo semestre de 2014.