Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
2 BOLETIM
Oct 2009
 
 

28 OCT 2009

AGUA FLASH INICIA O SEU TRABALHO NA ÁREA DA PREVENÇAO DE RISCOS NA QUALIDADE DAS ÁGUAS DURANTE AS CHEIAS

O projecto AGUA FLASH tem por objectivo desenvolver um protótipo que permita a avaliação dos riscos da degradação da qualidade das águas em períodos de cheias nas bacias agrícolas do SUDOE, tendo em vista a protecção da qualidade dos ecossistemas aquáticos e a protecção das captações de água potável nas zonas agrícolas.

Os resultados esperados, procedentes do projecto, constituirão um modelo preditivo do estado dos cursos de água no Espaço SUDOE, tendo em conta o impacto das cheias sobre a caracterização da poluição das águas superficiais e o seu impacto sobre as comunidades aquáticas.

Por forma a alcançar estes resultados, os beneficiários de AGUA FLASH começaram já a trabalhar na recolha de dados e da sua análise nas quatro bacias identificadas no projecto, através da instalação de dispositivos de medida e extracção, com o objectivo de caracterizar a qualidade das águas de superfície. Previamente, graças a um intercâmbio de experiências e competências de cada um dos beneficiários do projecto, acordou-se no método de 'screening', a ser utilizado com amostras directas e indirectas. Foi elaborado um guia metodológico para pôr em funcionamento os sistemas de recolha e acompanhamento, que inclui uma lista dos dados necessários a recolher, bem como os protocolos de amostragem que se devem seguir.

No âmbito das próximas actividades do projecto, pode destacar-se que os beneficiários de AGUA FLASH prevêm a compra das imagens de satélite e de modelos digitais de terreno, adaptados às zonas identificadas, por forma a que poder avaliar-se o impacto das cheias sobre os meios aquáticos. Pretende-se assim realizar a identificação exaustiva dos indicadores de risco de degradação químicos e biológicos das águas durante as cheias e a implementação de um método de avaliação de riscos da qualidade da água nesses períodos.

Mais informação sobre o projecto AGUA FLASH.

 
Notícias

13 NOV 2009
CONVOCAÇÃO DO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO PARA DECIDIR SOBRE O LANÇAMENTO DA SEGUNDA CONVOCATÓRIA DO PROGRAMA

28 OCT 2009
CONHECER MAIS SOBRE OS PROJECTOS APROVADOS

28 OCT 2009
PRIMEIRA ETAPAS A SEGUIR NA GESTÃO DE UM PROJECTO APROVADO

28 OCT 2009
O PLANO DE COMUNICAÇAO: ALIADO PERFEITO PARA O SUCESSO COMPLETO DE UM PROJECTO

28 OCT 2009
TELERIEG INICIA AS SUAS ACTIVIDADES PARA UMA GESTAO MAIS EFICIENTE DA ÁGUA NA AGRICULTURA

28 OCT 2009
RIEGA E FIBNATEX: EXEMPLOS DA IMPLICAÇAO DE AGENTES LOCAIS E EMPRESAS NOS PROJECTOS SUDOE

28 OCT 2009
AGUA FLASH INICIA O SEU TRABALHO NA ÁREA DA PREVENÇAO DE RISCOS NA QUALIDADE DAS ÁGUAS DURANTE AS CHEIAS

27 OCT 2009
EVENTOS

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - stcsudoe@interreg-sudoe.eu - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - aug@interreg-sudoe.eu - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI