Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
10 BOLETIM
Oct 2011
 
 

20 OCT 2011

ÊXITO DE PARTICIPAÇÃO NA PRIMEIRA CONFERÊNCIA CONJUNTA DE PROGRAMAS TRANSNACIONAIS DE KATOWICE

Os treze programas transnacionais existentes no marco do objetivo de Cooperação Territorial, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da EU, organizaram, pela primeira vez, uma conferência conjunta com o objetivo de mostrar como a cooperação transnacional pode ajudar a melhorar a qualidade de vida nas regiões europeias.

A conferência teve lugar nos dias 15 e 16 de setembro na cidade polaca de Katowice. Esta conferência incluiu-se na agenda oficial da presidência polaca da União Européia deste segundo semestre de 2011. Contou com um notável êxito de participação, na medida em que assistiram à mesma cerca de 500 pessoas procedentes de mais de 42 países europeus. O evento contou, entre outros, com a presença da ministra polaca de desenvolvimento regional, Elżbieta Bieńkowska, e outras autoridades locais e regionais, com diversos representantes da Comissão Europeia, como Normunds Popens, Subdiretor Geral da DG Política Regional, e com uma mensagem em vídeo do Comissário de Política Regional da UE, Johannes Hahn.

O evento mostrou os resultados e os sucessos obtidos pelos 13 programas transnacionais até à data e tomou como referência estes resultados para debater sobre as perspectivas futuras da cooperação transnacional como apoio na colocação em funcionamento da Estratégia UE 2020.
Durante o primeiro dia, além dos discursos de abertura, abordaram-se, em diversas intervenções e painéis, temas como a maneira como a cooperação transnacional aborda os desafios atuais da UE, o valor acrescentado deste tipo de cooperação e como capitalizar os seus resultados e planear o futuro no marco da Estratégia UE 2020.

O segundo dia esteve dedicado aos ateliers relativos aos seis temas distintos identificados: Inovação, Transporte, Gestão do risco meio-ambiental, Energia, Alteração demográfica e Ampliação e cooperação com países vizinhos. Cada atelier contou com a presença de especialistas e foi ilustrado por boas práticas de projetos que demonstraram como a cooperação transnacional trabalha em cada um destes âmbitos. Além disso, os participantes na conferência puderam igualmente participar na exposição interativa sobre as referidas temáticas que teve lugar na sede da conferência para conhecer mais detalhadamente os resultados alcançados pelos diferentes projetos cofinanciados pelos 13 programas.

As sessões plenárias e o atelier sobre Inovação foram retransmitidos em direto através da página internet da conferência, onde estão atualmente disponíveis o vídeo sobre projetos da cooperação transnacional que foi mostrado no início da conferência e outro vídeo resumo sobre o desenvolvimento da mesma, assim como fotografias e outra informação de interesse.

O Programa SUDOE participou ativamente, desde o início, na organização desta conferência. Dois projetos foram selecionados pelos organizadores para estarem presentes em Katowice. Por outro lado, o projeto Winetech, apresentou as suas atividades, juntamente com outros projetos, no "centro de experiência" dedicado à inovação, onde os participantes puderam encontrar tudo o que foi realizado no âmbito do projeto para a promoção da inovação e da transferência de tecnologia no setor vitivinícola, bem com degustar diferentes tipos de vinho do SUDOE. Por outro lado, Jean François Berthoumieu participou, como representante de um dos beneficiários do projetoTelerieg (ACMG - Association climatologique de la moyenne Garonne (FR) no atelier dedicado à gestão de riscos ambientais. Nesse atelier, apresentou, no painel de peritos, os resultados alcançados pelo projeto relativamente a uma utilização mais eficiente da água, destinada à agricultura, como elemento de luta contra a seca.

No dia 12 de outubro, no âmbito da 9ª Semana, um dos ateliers propostos esteve dedicado ao balanço da conferência de Katowice e a debater o futuro da cooperação transnacional. Os mesmos temas serão também abordados no encontro informal de ministros de política regional que terá lugar em Poznan (Polónia) no próximo dia 25 de novembro.

Imagens Associadas:
 
Notícias

20 OCT 2011
ABERTO O PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA O EVENTO ANUAL DE CAPITALIZAÇÃO DO PROGRAMA

20 OCT 2011
O COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO REÚNE-SE EM NOVEMBRO PARA VALIDAR A AVALIAÇÃO INTERMÉDIA DO PROGRAMA E PROCEDER AO LANÇAMENTO DA TERCEIRA CONVOCATÓRIA

20 OCT 2011
ÊXITO DE PARTICIPAÇÃO NA PRIMEIRA CONFERÊNCIA CONJUNTA DE PROGRAMAS TRANSNACIONAIS DE KATOWICE

20 OCT 2011
ALARMTOX: INOVAÇÃO BIOTECNOLÓGICA PARA A DETEÇÃO DE TOXINAS EM MEIOS AQUÁTICOS

20 OCT 2011
O PROJETO REDIN DESENVOLVE UMA REDE DE TRANSFERÊNCIA INTERSECTORIAL NO ESPAÇO SUDOE

20 OCT 2011
AS CIDADES DO PROJECTO SUMOBIS DÃO UM PASSO À FRENTE NA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - [email protected] - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - [email protected] - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI