DE UMA CAPITALIZAÇÃO ESTRATÉGICA À UMA CAPITALIZAÇÃO OPERACIONAL.
O ano 2012 marcou o início da estratégia de capitalização concebida no âmbito do Programa SUDOE. Desde então, e durante o ano 2013, a página Internet do Programa SUDOE foi actualizada com novas ferramentas online para promover a continuidade das iniciativas empreendidas durante este período.
A estratégia de capitalização do Programa SUDOE integra 12 temas que definem a actividade dos 106 projectos aprovados desde o início do período de cooperação 2007 - 2013. Esta concentração temática assenta numa análise interna da actividade desenvolvida por estes projectos. Esta análise foi reforçarda, desde o início do ano 2014, por um inquérito realizado pelo Secretariado Técnico Conjunto aos 106 projectos aprovados, com o objectivo de determinar, por um lado, o tipo de resultado e/ou produto obtido pelos projectos aprovados nas duas primeiras convocatórias e de conhecer, por outro, o ponto de situação sobre os produtos obtidos pelos projectos aprovados na terceira e quarta convocatórias.
Uma vez recebida a informação dos projectos, o Secretariado Técnico Conjunto SUDOE processará os dados deste inquérito que serão posteriormente publicados na página internet do Programa. Estes resultados constituirão igualmente a base do conteúdo dos seminários de capitalização durante o segundo semestre de 2014.
A quarta convocatória realizada em 2013 e a quinta convocatória actualmente aberta confirmam a vontade do Programa SUDOE de seguir no caminho da capitalização dos projectos aprovados em anteriores convocatórias. As ferramentas online disponíveis na página internet do Programa, como o motor de pesquisa dos projectos aprovado,s permite aos promotores de projectos realizar pesquisas por tema de projectos, tipo de resultado e por sector de actividade económica, entre outros parâmetros. As fichas de projectos às quais conduz o motor de pesquisa possuem mapas geo-referenciais e possibilitam a inserção de vídeos descritivos sobre os projectos. Com estas ferramentas, o Programa SUDOE pretende avançar desde uma capitalização estratégica para uma capitalização operacional, facilitando a emergência de novos projectos a partir dos resultados e produtos obtidos pelos projectos aprovados nas anteriores convocatórias.