Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
5 BOLETIM
May 2010
 
 

20 MAY 2010

WAT DESENVOLVE UMA METODOLOGIA DE GESTÃO DA ÁGUA UTILIZANDO OS FERRAMENTAS DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

O projeto`Water and Territories' (WAT) tem para objectivo responder à necessidade de integrar conhecimentos em matéria de gestão integrada dos recursos hídricos e do ordenamento do território.

Procura propôr soluções estratégicas para uma boa gestão dos recursos hídricos integrando os actores e os instrumentos do ordenamento do território.

Tendo em vista este objectivo, oito municípios de três países do Espaço Sudoeste Europeu (França, Espanha e Portugal) estão a desenvolver projectos pilotos em 7 bacias hidrográficas diferentes.

Os diferentes casos estudados inscrevem-se em dois grandes eixos temáticos, como sejam:

a) a mobilização dos recursos complementares potenciais:
- a reutilização das águas brutas;
- a valorização das águas usadas tratadas;
- a recuperação e valorização das águas das chuvas;
- a melhoria da gestão da água em meio rural.

b) a economização de água:
- as práticas de economização da água potável e sensibilização;
- as práticas de economização em meio rural;
- a tarifação.

Um dos primeiros resultados desta colaboração e dos intercambios realizados desde há pouco mais de um ano é a criação de um quadro metodológico comum.

Christophe Ladurelle, chefe de serviço de equipamento dos territórios no Conselho Geral de Gironde (França) e director do projecto WAT refere que "a metodologia do projecto WAT, associando os recursos hídricos e o ordenamento do território, nasceu de uma dinâmica de cooperação e de intercâmbio de experiências centrada na melhoria das ferramentas e práticas de gestão existentes".

Tendo em conta as particularidades existentes em cada um dos territórios e a diversidade dos casos estudados pelo projecto, a realização de um método de abordagem comum foi um passo complexo, mas inovador. Para chegar a essa metodologia comum, foram fundamentais a cooperação e o intercâmbio de experiências. As principais dificuldades encontradas foram a diversidade de casos estudados e de territórios analisados. Esta dificuldade tornou-se, no entanto, um valor acrescentado, graças ao trabalho conjunto de todos os beneficiários do projecto que, graças à cooperação transnacional, puderam partilhar os seus conhecimentos e o seu saber-fazer em matéria de gestão da água e de ordenamento do território. Esta cooperação permitiu alcançar assim o desenvolvimento de um modelo transnacional consolidado que pode ser adoptado pelo conjunto dos territórios do SUDOE.

Desenvolvido sob a forma de um guia e de um diagrama de fluxos, o método vincula as soluções técnicas em gestão integrada dos recursos hídricos aplicáveis sobre uma bacia hidrográfica às obrigações socioeconómicas, institucionais e regulamentares, tendo em conta todos os aspectos ligados ao ordenamento do território.

Nesta metodologia comum, cada estratégia é objecto de uma avaliação baseada nos critérios de desenvolvimento sustentável.

Na etapa final do projecto, a criação de uma base de dados permitirá analisar, partilhar e transferir para outras bacias hidrográficas as experimentações realizadas nos territórios piloto do projecto WAT, bem como os seus resultados.

Para mais informações sobre o projecto:

Ficha projecto WAT

 
Notícias

20 MAY 2010
APRESENTADAS 223 CANDIDATURAS DE PROJECTOS DURANTE A SEGUNDA CONVOCATÓRIA

20 MAY 2010
COMO SERÃO ANALISADAS AS CANDIDATURAS?

08 APR 2010
O BALANÇO ANUAL DO PROGRAMA FOI CONSIDERADO SATISFATÓRIO POR PARTE DO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO

20 MAY 2010
WAT DESENVOLVE UMA METODOLOGIA DE GESTÃO DA ÁGUA UTILIZANDO OS FERRAMENTAS DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

20 MAY 2010
OS CIDADÃOS DO SUDOE PARTICIPAM NO DESENVOLVIMENTO DOS PROJECTOS

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - stcsudoe@interreg-sudoe.eu - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - aug@interreg-sudoe.eu - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI