Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
5 BOLETIM
May 2010
 
 

20 MAY 2010

OS CIDADÃOS DO SUDOE PARTICIPAM NO DESENVOLVIMENTO DOS PROJECTOS

Os projectos de cooperação transnacional deverão beneficiar, não apenas as entidades beneficiárias envolvidas na implementação dos projectos, mas sobretudo a população do Espaço SUDOE. Entre os projectos aprovados, dois deles permitem aos cidadãos intervir como actores da inovação ou como actores da protecção dos recursos hídricos. Trata-se dos projectos INNTEGRA e SUD'EAU.

O projecto InnTegra surge a partir da execução do projecto Watch IT, financiado pelo Programa Interreg IIIB Sudoe, o que levou as instituições beneficiárias do projecto InnTegra a encararem o processo de inovação sob uma outra perspectiva. Verificou-se que o processo de desenvolvimento económico vinculado à inovação não pode depender, na sua totalidade, da capacidade e/ou vontade inovadora do tecido empresarial de um território, mas que é necessária uma perspectiva mais global deste modelo de desenvolvimento económico. Por conseguinte, requerem-se ferramentas e metodologias para a inovação empresarial, mas também pessoas qualificadas, serviços adequados e um contexto criativo que dê lugar ao surgimento de novas empresas. Além da combinação de todos estes elementos para melhorar a competividade regional, torna-se verdadeiramente necessário que toda a sociedade tome parte neste processo para garantir assim o seu sucesso.

Com base nesta ideia, InnTegra concebeu um conjunto de actividades de âmbito transnacional que devem fazer chegar a todos os agentes económicos de todos os territórios envolvidos, os conceitos de criatividade e inovação. O próprio projecto inclui já na parceira a participação da administração pública local, agentes empresariais e do mundo universitário de cada território dos três países participantes. O projecto trabalha também com vários públicos-alvo. Em primeiro lugar, com as escolas, onde aborda os aspectos da criatividade para crianças. Em segundo lugar, com a universidade, onde trata os conceitos de inovação e de empreendorismo para os estudantes. Com as empresas são estudados temas relacionados com a I+D+i. Finalmente, com os diferentes grupos sociais (jovens, desempregados, etc.) as actividades programadas tratam temas de criatividade, criação do próprio emprego e auto-estima.

Entre as actividades realizadas pelos beneficiários, encontra-se o plano Schola Ingeniosa que já começou a ser aplicado em França e em Espanha e sê-lo-á também brevemente em Portugal. Trata-se de criar entidades empresariais sem fins lucrativos em escolas, a partir de um produto real, para que os alunos aprendam a gerir empresas desde jovens, fomentando-se assim o espírito empresarial. O município de Ermua (España) está a realizar oficinas para aproximar a ciência e a tecnologia das escolas. Por seu lado, os beneficiários franceses de Albi realizaram a actividade Mission Innovation, para desenvolver a inovação nas empresas, através da colaboração com as escolas de engenharia participantes no projecto, de modo a que os engenheiros finalistas realizem projectos inovadores nas empresas. Os beneficiários estão a desenvolver igualmente, de forma conjunta, metodologias para a inovação e criatividade nas empresas as quais serão implementadas nos três países nos próximos meses, estando também a ser criada uma base de dados de empresas para que as mesmas possam pôr-se em contacto umas com as outras, criando assim negócios.

Do mesmo modo, na área do ambiente, o projecto SUD'EAU é surge também como um exemplo do envolvimento de outras instituções externas ao projecto nas actividades do mesmo. Este projecto, no qual participam instituições de Espanha, França e Portugal, tem por objectivo inovar, experimentar, validar e difundir metodologias e ferramentas comuns para o fomento de iniciativas locais e regionais de gestão sustentável e participativa da água no âmbito da aplicação da Directiva Quadro da Água.

Os beneficiários dos três países estão a implementar processos de participação para determinar as medidas a tomar na gestão e no uso da água e do território fluvial. Além das próprias instituições beneficiárias do projecto, estas experiências e processos de participação envolvem agentes chave locais e regionais, como câmaras municipais, sindicatos, empresas, associações (culturais, desportivas, de moradores), agricultores e sindicatos do sector, representantes do sector turístico, universidades, centros de investigação, etc, e indivíduos. A implicação de todos os actores vai permitir a SUD'EAU chegar a um maior número de pessoas.

Como exemplo do referido e também com o objectivo de que as metodologias e ferramentas comuns sejam conhecidas e aplicadas pelo maior número de instituições possíveis, o Centro de Recursos Ambientales de Navarra (CRANA), Beneficiário Principal do projecto, realizou convénios com sete municípios da Comunidade Autónoma de Navarra para realizar diversas acções em matéria de gestão sustentável da água e dos rios. Os convénios prevêem que os municípios signatários implementem boas práticas que permitam poupar água nas instalações municipais ou recuperar e melhorar o estado dos rios.

Pretende-se que estas acções se tornem experiências de referência para serem imitadas por outras localidades, multiplicando-se assim o seu efeito e supondo-se um avanço na aplicação da Directiva Quadro da Água. Como acções principais, serão feitas auditorias ambientais da água nos edifícios e instalações municipais, para estabelecer formas de poupança e realizar-se-á um diagnóstico da situação dos espaços fluviais, com vista a intervenções de restauro, recuperação e revalorização desses espaços. Todas as acções que se realizem serão acompanhadas de processos de participação, informação e sensibilização da população em geral.

Estes dois projectos são exemplos da participação de outras instituições, organismos e da sociedade civil em geral do SUDOE e não apenas das instituições que estão directamente implicadas na parceria dos projectos. Aumenta-se, assim, o impacto potencial dos projectos SUDOE, bem como a possibilidade de que um maior número de pessoas do espaço beneficie dos resultados

Para mais informações sobre os projectos:

Ficha projecto INNTEGRA

http://www.inntegra.eu/

Ficha projecto SUD'EAU

http://sudeau.eu/

Imagens Associadas:
  • Lançamento projecto InnTegra

    Lançamento projecto InnTegra

  • Projecto InnTegra: metodologia criação empresas

    Projecto InnTegra: metodologia criação empresas

  • Projecto InnTegra:  forum educação e assuntos sociais

    Projecto InnTegra: forum educação e assuntos sociais

  • Projecto InnTegra: oficinas em escolas

    Projecto InnTegra: oficinas em escolas

  • Reunião projecto Sud'Eau

    Reunião projecto Sud'Eau

  • Reunião projecto Sud'Eau-2

    Reunião projecto Sud'Eau-2

 
Notícias

20 MAY 2010
APRESENTADAS 223 CANDIDATURAS DE PROJECTOS DURANTE A SEGUNDA CONVOCATÓRIA

20 MAY 2010
COMO SERÃO ANALISADAS AS CANDIDATURAS?

08 APR 2010
O BALANÇO ANUAL DO PROGRAMA FOI CONSIDERADO SATISFATÓRIO POR PARTE DO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO

20 MAY 2010
WAT DESENVOLVE UMA METODOLOGIA DE GESTÃO DA ÁGUA UTILIZANDO OS FERRAMENTAS DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

20 MAY 2010
OS CIDADÃOS DO SUDOE PARTICIPAM NO DESENVOLVIMENTO DOS PROJECTOS

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - stcsudoe@interreg-sudoe.eu - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - aug@interreg-sudoe.eu - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI