Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
8 BOLETIM
Apr 2011
 
 

04 APR 2011

OS 28 PROJECTOS APROVADOS DA SEGUNDA CONVOCATÓRIA PARTICIPAM NO SEMINÁRIO DE GESTÃO DE PROJECTOS DE SANTANDER

Com o início da fase de execução dos projectos aprovados, no quadro da segunda convocatória e, tal como para primeira convocatória de projectos, os órgãos de gestão do Programa organizaram um seminário, com o fim o reunir os beneficiários dos projectos aprovados e orientá-los, desde o início, nas suas actividades.

Este seminário teve lugar nos dias 7 e 8 de Fevereiro, em Santander, tendo por objectivo familiarizar os beneficiários com os instrumentos de gestão e com os procedimentos a seguir na execução de um projecto de cooperação transnacional.

Os representantes das entidades dos beneficiários principais e dos restantes beneficiários dos 28 projectos aprovados da segunda convocatória foram convidados a participar nas sessões de formação, às quais assistiram 157 pessoas, representando todos os projectos aprovados.

Durante estas jornadas, foram abordadas, nas diferentes sessões propostas e coordenadas pelos órgãos de gestão dos projectos, aspectos de interesse para a gestão dos projectos, como sejam a forma de optimizar a gestão de um projecto de cooperação e os principais erros a evitar, a comunicação e a capitalização dos projectos, os instrumentos à disposição dos beneficiários (guia de gestão e aplicação informática) e, finalmente, o sistema de seguimento dos projectos (execução física e financeira).

A primeira parte do seminário, baseada em exposições, foi ilustrada com a apresentação de três projectos aprovados na primeira convocatória (REDOMIC, CREA BUSINESS IDEA e AGUA FLASH), que explicaram aos presentes as boas práticas dos seus projectos relativas à gestão e à coordenação do projecto e da parceria, à realização e execução do plano de comunicação do projecto e finalmente ao seguimento e à avaliação do projecto e dos seus resultados.

A segunda parte do seminário foi consagrada aos ateliers paralelos, organizados de acordo com o país de origem, onde foram abordados o circuito financeiro e os processos de validação das despesas específicas de cada Estado-membro do SUDOE. Estes ateliers, bem como as apresentações aí realizadas, permitiram aos presentes colocar as suas dúvidas e questões sobre a gestão e execução dos seus projectos.

Este seminário foi também ocasião para proceder à assinatura dos acordos de concessão FEDER entre Ángel Agudo, Ministro Regional de Economia do Governo da Cantábria, como Autoridade de Gestão do Programa e cada um dos representantes das entidades chefes de fila dos 28 projectos aprovados.

Os participantes tiveram igualmente oportunidade de ficar a par das condições que o Programa SUDOE deve cumprir junto da Comissão Europeia, através da participação e da intervenção de Pierre Dirlewanger, responsável do Programa SUDOE nesta instituição.

Ver apresentações do seminário Voir les présentations du séminaire.

Imagens Associadas:
  • Órganos de gestão do Programa SUDOE

    Órganos de gestão do Programa SUDOE

  • AUG - Comissão Europeia

    AUG - Comissão Europeia

  • Juan Llanes, AUG

    Juan Llanes, AUG

  • Boa prática projecto Redomic

    Boa prática projecto Redomic

  • Jerónimo Ríos, AUC

    Jerónimo Ríos, AUC

  • Eloy Gómez, STC

    Eloy Gómez, STC

  • Boa prática projecto Crea Business Idea

    Boa prática projecto Crea Business Idea

  • Isabelle Roger, STC

    Isabelle Roger, STC

  • AUG - Ministério da Economia e das Finanças (ES)

    AUG - Ministério da Economia e das Finanças (ES)

  • Conferência de imprensa

    Conferência de imprensa

  • STC

    STC

  • Boa prática projecto Agua Flash

    Boa prática projecto Agua Flash

  • Oficina ES

    Oficina ES

  • Oficina FR

    Oficina FR

  • Oficina PT

    Oficina PT

  • Oficina

    Oficina

 
Notícias

04 APR 2011
OS 28 PROJECTOS APROVADOS DA SEGUNDA CONVOCATÓRIA PARTICIPAM NO SEMINÁRIO DE GESTÃO DE PROJECTOS DE SANTANDER

04 APR 2011
TÊM LUGAR DIVERSAS REUNIÕES DE LANÇAMENTO

04 APR 2011
OS 13 PROGRAMAS TRANSNACIONAIS ORGANIZAM UMA CONFERÊNCIA CONJUNTA

04 APR 2011
TERMARED CONCLUIU AS SUAS ACTIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO E APOIO AO SECTOR TERMAL DO SUDOE

04 APR 2011
RESATER APROXIMA A TELEMEDICINA DAS ZONAS RURAIS E DE MONTANHA DO SUDOE

04 APR 2011
EQUUSTUR PROMOVE O TURISMO EQUESTRE COMO UM SECTOR DE DESENVOLVIMENTO RURAL ALTERNATIVO

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - stcsudoe@interreg-sudoe.eu - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - aug@interreg-sudoe.eu - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI