Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
8 BOLETIM
Apr 2011
 
 

04 APR 2011

EQUUSTUR PROMOVE O TURISMO EQUESTRE COMO UM SECTOR DE DESENVOLVIMENTO RURAL ALTERNATIVO

O projecto EQUUSTUR conta com uma parceria formada por 10 instituições de Espanha, de França e de Portugal que pretende alcançar o desenvolvimento económico e social das zonas rurais do SUDOE e o aumento da competividade turística, através de uma actividade económica nova e, ao mesmo tempo, dinamizadora, como é o turismo equestre.

Tendo em conta este objectivo, foi celebrado um protocolo europeu de turismo equestre, que estabelece as regras base para a criação de uma "Rede Equestre Europeia". Esta rede tem por objectivo a criação de 10 rotas equestres georeferenciadas sustentáveis e respeitadoras do meio ambiente, que permitam a criação de uma imagem comum, visando dar a conhecer os territórios implicados. O projecto pretende assim criar um produto turístico ao nível do Sudoeste Europeu que possua as mesmas características de qualidade, mas onde cada rota e cada território mantêm intactas as suas características próprias, a sua cultura, as suas tradições, bem como a sua riqueza natural e patrimonial.
Nestas zonas, graças à implicação dos agentes socioeconómicos, tanto no sector hípico, como no sector turístico, foi realizada toda uma série de actividades para a dinamização empresarial e para a criação de actividades e de emprego. Entre as actividades do projecto EQUUSTUR, destaca-se a criação de alojamentos especializados, a ampliação dos serviços turísticos existentes, a reabilitação de zonas alteradas entre a paisagem urbana e a paisagem agrícola ou natural e a configuração de unidades especializadas em turismo equestre. Três das 10 rotas programadas começarão a ser comercializadas em breve, o que faz, desde logo, prever o sucesso destas actividades.

Com o objectivo de estudar os potenciais clientes destas rotas e, dada à inexistência de estudos de mercado prévios sobre turismo equestre, o projecto EQUUSTUR, prevê realizar, nos próximos meses, um estudo de mercado que reunirá os dados de potenciais clientes dos operadores turísticos, os quais trabalharão posteriormente com as rotas equestres programadas.

Olga Olivé, presidente do Consorci de Turisme del Vallès Occidental, beneficiário principal do projecto crê que "estamos perante um projecto ao nível europeu que se posiciona como um referente no domínio do turismo equestre". Acrescenta que "esta actividade ajudará a descobrir as paisagens a cavalo e contribui para unir económica e socialmente os territórios", sublinhando que este produto turístico e equestre de qualidade fará com que os turistas descubram os recursos culturais e gastronômicos de interesse de cada território participante.

Com o objectivo de analisar e enfatizar os recursos inerentes a esta nova actividade económica, foi organizado o primeiro Congresso Europeu de Turismo Equestre nos dias 10 e 11 de Março em Burguillos del Cerro (Badajoz, Espanha). Este encontro, onde participaram, além das 10 instituições beneficiárias do projecto EQUUSTUR, os principais agentes económicos e sociais relacionados com este âmbito de actividade em Espanha, França e Portugal, centrou-se principalmente em três sectores: o turismo equestre como motor económico, os mercados emissores e receptores e a Rede de Caminhos que está a ser criada.

Este congresso foi também ocasião para divulgar o Manual de Turismo Equestre, elaborado em colaboração com todos os beneficiários do projecto, o qual pretende definir com clareza os elementos necessários das rotas estabelecidas e fixar as bases para a ampliação destas rotas a outras zonas do Sudoeste Europeu.

Tudo isto permitirá dinamizar e promover o sector relacionado com o turismo equestre como uma alternativa ao ócio existente e, por conseguinte, dinamizar também a economia dos territórios rurais implicados do SUDOE.

Ficha do projecto EQUUSTUR

Página Internet do projecto EQUUSTUR

Imagens Associadas:
 
Notícias

04 APR 2011
OS 28 PROJECTOS APROVADOS DA SEGUNDA CONVOCATÓRIA PARTICIPAM NO SEMINÁRIO DE GESTÃO DE PROJECTOS DE SANTANDER

04 APR 2011
TÊM LUGAR DIVERSAS REUNIÕES DE LANÇAMENTO

04 APR 2011
OS 13 PROGRAMAS TRANSNACIONAIS ORGANIZAM UMA CONFERÊNCIA CONJUNTA

04 APR 2011
TERMARED CONCLUIU AS SUAS ACTIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO E APOIO AO SECTOR TERMAL DO SUDOE

04 APR 2011
RESATER APROXIMA A TELEMEDICINA DAS ZONAS RURAIS E DE MONTANHA DO SUDOE

04 APR 2011
EQUUSTUR PROMOVE O TURISMO EQUESTRE COMO UM SECTOR DE DESENVOLVIMENTO RURAL ALTERNATIVO

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - stcsudoe@interreg-sudoe.eu - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - aug@interreg-sudoe.eu - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI