Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
12 BOLETIM
Feb 2012
 
 

16 FEB 2012

WINETECH: PROMOÇÃO DE I+D E DA INOVAÇÃO NO SECTOR DO VINHO NO SUDOE

Terminou no passado mês de Dezembro o projecto WINETech "Novas tecnologias em viticultura e elaboração de vinho" com a celebração do IV Evento Interregional realizado em Santiago de Compostela (Galiza-Espanha) e no qual se apresentaram os principais resultados alcançados.

O projecto WINETech iniciou-se em Abril de 2009, tendo por objectivo promover a I+D e a inovação no sector vitivinícola do Sudoeste Europeu, envolvendo adegas, fornecedores de serviços de I+D+i e organismos intermédios com o objectivo de facilitar a troca de informação entre a oferta e a procura existentes no sector. Coordenado pelo Instituto Galego da Qualidade Alimentar (INGACAL), órgão adstrito à Conselheria de Meio Rural e do Mar da Junta da Galiza (ES), participaram neste projecto onze entidades públicas e privadas de Espanha, França e Portugal.

O projecto implicou o lançamento de uma Rede de Serviços de I+D+i para o sector, concebida a partir das necessidades de melhoria e de inovação das adegas e dos viticultores. Nos primeiros meses do projecto, os beneficiários de perfil empresarial e institucional realizaram uma análise exaustiva da procura do sector, através de inquéritos e entrevistas pessoais a empresas. Os sócios com um perfil técnico-científico analisaram os centros de investigação existentes com oferta para essa procura. O resultado deste trabalho foi a identificação de 60 necessidades científico-tecnológicas comuns às 7 regiões participantes, 3.252 questionários enviados, 2.695 empresas registadas e 155 entrevistas realizadas. Foi igualmente feita a catalogação da oferta de 270 investigadores.

Com esta informação foi concebida a Matriz de oportunidades de cooperação científico-tecnológica em que se mostra graficamente em que regiões e centros de investigação existe oferta para as 60 necessidades de I+D e inovação detectadas. Esta foi crucial para definir os conteúdos da referida Rede de serviços de I+D+i e alcançar o objectivo final de WINETech: promover projectos baseados na colaboração entre adegas e centros de investigação. No âmbito desta Rede foram organizados vários actos (4 eventos interregionais e mais de 25 actos entre os quais workshops temáticos, técnicos e seminários de divulgação), foram editadas publicações e foram elaborados guias de oportunidades financeiras em I+D+i para o sector. Em consequência deste trabalho, os sócios WINETech conseguiram promover 36 preprojectos de I+D+i.


Esta informação foi apresentada no referido evento de encerramento do projecto, no qual participaram oradores de relevância internacional. Nesse evento, destacaram-se os resultados qualitativos obtidos, sendo que, tal como referiu Alfonso Ribas, responsável do projecto no INGACAL, "WINETech serviu para demonstrar que é possível inovar no sector a partir dos centros de investigação, pois existe conhecimento, e que a cooperação é necessária, uma vez que o sector partilha necessidades que deverão ser resolvidas pela via do entendimento." Estas ideias são as que permitem que PME's e micro-empresas do SUDOE acedam a tecnologias e serviços avançados que estavam tradicionalmente reservados a grandes empresas, potenciando assim o desenvolvimento e a competitividade deste sector de grande importância para a economia do Sudoeste Europeu.

Ficha do projecto Winetech

Página internet do projecto Winetech

Imagens Associadas:
Arquivos associados:
 
Notícias

16 FEB 2012
MAIS DE 600 PESSOAS ASSISTEM À JORNADA DE LANÇAMENTO DA TERCEIRA CONVOCATÓRIA

16 FEB 2012
FERRAMENTAS À DISPOSIÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS A DUAS SEMANAS DO ENCERRAMENTO DA CONVOCATÓRIA

16 FEB 2012
WINETECH: PROMOÇÃO DE I+D E DA INOVAÇÃO NO SECTOR DO VINHO NO SUDOE

16 FEB 2012
ADAPTACLIMA: O SUDOE ADAPTA-SE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

16 FEB 2012
ARQUIVIA, ECOARQ E VIAJANDO POR BESANAS: FOMENTO DO TURISMO E DO PATRIMONIO DO SUDOE

16 FEB 2012
SUDOEFOP, PARTNET TIC E PORTEDEJO II: AS TICS AO SERVIÇO DOS CIDADÃOS DO SUDOE

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - stcsudoe@interreg-sudoe.eu - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - aug@interreg-sudoe.eu - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI