Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
12 BOLETIM
Feb 2012
 
 

16 FEB 2012

ARQUIVIA, ECOARQ E VIAJANDO POR BESANAS: FOMENTO DO TURISMO E DO PATRIMONIO DO SUDOE

O turismo constitui um importante sector de actividade e competitividade no Sudoeste Europeu.
Entre os projectos SUDOE que abordam a temática do turismo e da conservação do património encontram-se ARQUIVIA, ECOARQ e VIAJANDO POR BESANAS.

O projecto ARQUIVIA inclui 12 destinos medievais desde o norte de Espanha até ao Alentejo português, tendo como objectivo principal estabelecer no Sudoeste da Europa uma estrutura estável de inovação de uma nova oferta turístico-cultural transnacional para valorizar o seu património medieval, através da cooperação e aproveitamento das complementaridades existentes no conjunto da região europeia.

Para tal, desenvolveram-se diversas linhas de trabalho que resultaram na constituição de um Agrupamento Europeu de Interesse Económico, no desenvolvimento de Pólos de Inovação turística nas localidades de Olivenza, Consuegra, Marvão e Vila Viçosa, elaborando-se metodologias de cooperação público-privadas entre os agentes turísticos locais e no desenvolvimento de novos produtos turísticos. A promoção turística da Rede de Cidades e Vilas Medievais realizou-se através de diferentes suportes promocionais e da celebração de eventos de impacto mediático.

O projecto ECO-ARQ, por seu lado, teve como objectivo a promoção da restauração sustentável do património construído, como eixo de valorização económica das rotas turísticas. Partindo da concepção da arquitectura rural como sinal de identidade do território e como parte fundamental do património, conseguiu-se a sensibilização da população local e dos actores que trabalham na área da eco-reabilitação. Esta sensibilização realizou-se juntamente com formação específica de profissionais no âmbito da eco-reabilitação, permitindo a estes e às suas empresas abrir novos mercados.

O projecto criou uma plataforma transnacional para salvaguardar o património construído e o saber tradicional dos distintos territórios, bem como para valorizar as boas práticas em matéria de Eco-reabilitação e a criação de ofertas turísticas na rede. Esta plataforma assenta numa base de dados que inclui os actores locais, os materiais, as técnicas, os artesãos e outros elementos relacionados com a eco-reabilitação e a eco-construção, bem como com a elaboração de guias metodológicos em matérias de eco-reabilitação. Estas ferramentas disponibilizadas aos beneficiários e aos interessados em geral, através da página internet criada para o efeito e configurada como centro de recursos.

Finalmente, o projecto VIAJANDO POR BESANAS pretende a fixação da população no Meio Rural do Espaço SUDOE, através da criação de actividade social e econômica, através da concepção de acções dirigidas à diversificação da actividade do sector primário, explorando as suas oportunidades do ponto de vista turístico e de criação de actividades relacionadas com o ócio e o tempo livre. Foi possível igualmente incorporar as TIC's para que apóiem a promoção, comercialização e gestão da rede transnacional criada, bem como os seus produtos e/ou serviços.

Entre os resultados alcançados destaca-se a elaboração de um estudo de catalogação de ofícios e actividades do sector primário com potencialidades de melhoria através das TIC, a elaboração de um Plano de Sustentabilidade para os serviços turísticos do sector primário das zonas implicadas, a criação de um manual de procedimentos e acompanhamento para a comercialização de produtos em rede, bem como de um catálogo de packs turísticos integrais formados pelas actividades com potencial de melhoria através das TIC e com potencialidade turística.
O projecto criou igualmente uma central de reservas e destinos turísticos: (www.redruralover.com) que definiu um novo panorama nas zonas aderentes ao incluir as novas tecnologias nas actividades comerciais.

Todas estas acções destes três projectos contribuíram para a promoção do turismo no Espaço SUDOE, através da valorização do seu património e da criação de redes e rotas que impulsionem um sector chave da economia do Sudoeste Europeu.

Ficha do projecto Arquivia

Página internet do projecto Arquivia

Ficha do projecto Ecoarq

Página internet do projecto Ecoarq

Ficha do projecto Viajando por Besanas

Página internet do projecto Viajando por Besanas

Vídeo do projecto Viajando por Besanas

Imagens Associadas:
  • Projecto Ecoarq

    Projecto Ecoarq

  • Projecto Ecoarq

    Projecto Ecoarq

  • Projecto Arquivia

    Projecto Arquivia

  • Feira - projecto Arquivia

    Feira - projecto Arquivia

  • Jornadas - projecto Arquivia

    Jornadas - projecto Arquivia

  • Projecto Arquivia

    Projecto Arquivia

 
Notícias

16 FEB 2012
MAIS DE 600 PESSOAS ASSISTEM À JORNADA DE LANÇAMENTO DA TERCEIRA CONVOCATÓRIA

16 FEB 2012
FERRAMENTAS À DISPOSIÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS A DUAS SEMANAS DO ENCERRAMENTO DA CONVOCATÓRIA

16 FEB 2012
WINETECH: PROMOÇÃO DE I+D E DA INOVAÇÃO NO SECTOR DO VINHO NO SUDOE

16 FEB 2012
ADAPTACLIMA: O SUDOE ADAPTA-SE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

16 FEB 2012
ARQUIVIA, ECOARQ E VIAJANDO POR BESANAS: FOMENTO DO TURISMO E DO PATRIMONIO DO SUDOE

16 FEB 2012
SUDOEFOP, PARTNET TIC E PORTEDEJO II: AS TICS AO SERVIÇO DOS CIDADÃOS DO SUDOE

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - stcsudoe@interreg-sudoe.eu - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - aug@interreg-sudoe.eu - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI