Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
2 BOLETIM
Oct 2009
 
 

28 OCT 2009

PRIMEIRA ETAPAS A SEGUIR NA GESTÃO DE UM PROJECTO APROVADO

Para apoiar os beneficiários de projectos na gestão e execução dos projectos aprovados, foi realizado e colocado on-line o Guia de Gestão. Este Guia está composto por várias fichas relativas aos diferentes aspectos da gestão administrativa, física e financeira, bem como do plano de comunicação dos projectos. Pode ser descarregada na secção "Gestão dos projectos aprovados" da página da internet do Programa.

Nessa mesma secção, os beneficiários podem encontrar as indicações e documentos modelo estabelecidos pelos Estados-membros para proceder à selecção do controlador de primeiro nível.

Trata-se de um procedimento novo na gestão financeira dos projectos, em relação às práticas realizadas no Programa INTERREG IIIB SUDOE. O controlador de primeiro nível corresponde à etapa que consiste na validação das despesas efectuadas no quadro de um projecto SUDOE, na verificação da sua adequação aos regulamentos nacionais a comunitários, bem como na comprovação do fornecimento de bens e serviços co-financiados. Excepto no caso do Reino Unido (Gibraltar), que dispõe de um sistema centralizado, os beneficiários do resto dos Estados-membros do Espaço SUDOE, devem propor ao seu correspondente nacional respectivo um controlador de primeiro nível que terá por missão realizar as tarefas mencionadas. Os correspondentes nacionais de cada Estado-membro deverão aceitar ou recusar o controlador proposto por cada beneficiário, de acordo com as condições estabelecidas, bem como verificar os controles que este realiza ao longo de todo o projecto.

Os guias e modelos para a selecção do controlador de primeiro nível e para a validação posterior da despesa estão disponíveis na página da internet do Programa.

O processo de selecção e de designação do controlador de primeiro nível, tal como o conjunto dos procedimentos a seguir durante a execução dos projectos, deve ser efectuado através da Aplicação Informática do Programa. Este programa informático, desenvolvido « à medida » para a gestão do Programa e dos projectos SUDOE, pretende centralizar toda a informação sobre o desenvolvimento dos projectos. Esta ferramenta vai permitir aos órgãos de gestão do Programa melhorar o acompanhamento do projectos e a execução do Programa, melhorando, sobretudo, a pista de auditoria e o acesso à informação essencial. O desenvolvimento e a implementação da Aplicação Informática surge da vontade dos órgãos de gestão de melhorar a gestão e o acompanhamento do Programa e dos projectos com vista, sobretudo, a encurtar os prazos do circuito financeiro, procurando recorrer, o mínimo possível, ao envio de documentos em papel tendo por objectivo a preservação do meio ambiente.

Interreg IV B SUDOE - Noticias

 
Notícias

13 NOV 2009
CONVOCAÇÃO DO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO PARA DECIDIR SOBRE O LANÇAMENTO DA SEGUNDA CONVOCATÓRIA DO PROGRAMA

28 OCT 2009
CONHECER MAIS SOBRE OS PROJECTOS APROVADOS

28 OCT 2009
PRIMEIRA ETAPAS A SEGUIR NA GESTÃO DE UM PROJECTO APROVADO

28 OCT 2009
O PLANO DE COMUNICAÇAO: ALIADO PERFEITO PARA O SUCESSO COMPLETO DE UM PROJECTO

28 OCT 2009
TELERIEG INICIA AS SUAS ACTIVIDADES PARA UMA GESTAO MAIS EFICIENTE DA ÁGUA NA AGRICULTURA

28 OCT 2009
RIEGA E FIBNATEX: EXEMPLOS DA IMPLICAÇAO DE AGENTES LOCAIS E EMPRESAS NOS PROJECTOS SUDOE

28 OCT 2009
AGUA FLASH INICIA O SEU TRABALHO NA ÁREA DA PREVENÇAO DE RISCOS NA QUALIDADE DAS ÁGUAS DURANTE AS CHEIAS

27 OCT 2009
EVENTOS

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - [email protected] - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - [email protected] - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI