Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
2 BOLETIM
Oct 2009
 
 

28 OCT 2009

TELERIEG INICIA AS SUAS ACTIVIDADES PARA UMA GESTAO MAIS EFICIENTE DA ÁGUA NA AGRICULTURA

A Secretaria de Agricultura e Água da Região de Múrcia, através do Instituto Murciano de Investigação e Desenvolvimento Agrário e Alimentar (IMIDA), como Beneficiário Principal, e os restantes beneficiários de Espanha, França e Portugal que integram a parceria, iniciaram, desde há dois meses, as actividades do projecto TELERIEG. Tal projecto pretende combinar imagens de satélite de diferentes resoluções com a recolha de dados no campo para melhorar o acompanhamento e as recomendações sobre as práticas de rega nas principais áreas de cultivo das zonas afectadas do Espaço SUDOE, apoiando, deste modo, a boa gestão da água.

Desde o início do projecto, foram realizadas diversas actividades, como a configuração dos sistemas de aquisição e processamento de imagens na área de transvase Tejo-Segura (sul de Espanha) que logo se estenderão a outras zonas do SUDOE. Tratou-se de um primeiro passo para colocar ao dispor de todos os actores locais implicados na zona SUDOE, de uma ferramenta acessível e de fácil uso, que permita o cálculo personalizado de necessidades de rega.

O director do IMIDA Adrián Martinez destaca alguns aspectos relativos ao início de TELERIEG:"o objectivo final do projecto é o de conseguir uma maior protecção do meio ambiente, através da utilização mais eficiente e racional do recurso água na agricultura, bem como uma mais eficaz prevenção e capacidade de resposta diante dos riscos naturais que enfrenta o Espaço SUDOE".

TELERIEG tem como público-alvo, tanto as administrações públicas como os utilizadores finais (agricultores) e todos os que se pretendem alcançar com os resultados previstos no projecto. "Pretende-se melhorar a capacidade de recolha e análise de dados, bem como facilitar a tomada de decisões por parte dos gestores da água e dos seus utilizadores, desde as administrações públicas aos agricultores", refere o director do IMIDA.. Neste sentido, a cooperação transnacional torna-se imprescindível para gerar e proporcionar o intercâmbio e a transferência de inovações e de novos conhecimentos sobre o uso da água entre os beneficiários participantes e os utilizadores do recurso no Espaço SUDOE. "Pretende-se assegurar o acesso aos resultados do projecto por parte dos utilizadores de toda a área do SUDOE, através da implantação de redes de colaboração inter-regional e de um fácil acesso entre os beneficários do Programa, e destes com os utilizadores finais da água".

Estas ferramentas, conclui o director do IMIDA, vão contribuir para o avanço da agricultura de precisão e permitirão uma melhoria no utilização da água de rega, bem como uma redução dos impactos ambientais vinculados à actividades agrícola.

Em suma, TELERIEG, implantou as bases para conseguir uma gestão mais eficiente e racional dos recursos hídricos na agricultura e uma mais eficaz prevenção e capacidade de resposta perante os riscos naturais na zona SUDOE.

Mais informação sobre o projecto TELERIEG.

 
Notícias

13 NOV 2009
CONVOCAÇÃO DO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO PARA DECIDIR SOBRE O LANÇAMENTO DA SEGUNDA CONVOCATÓRIA DO PROGRAMA

28 OCT 2009
CONHECER MAIS SOBRE OS PROJECTOS APROVADOS

28 OCT 2009
PRIMEIRA ETAPAS A SEGUIR NA GESTÃO DE UM PROJECTO APROVADO

28 OCT 2009
O PLANO DE COMUNICAÇAO: ALIADO PERFEITO PARA O SUCESSO COMPLETO DE UM PROJECTO

28 OCT 2009
TELERIEG INICIA AS SUAS ACTIVIDADES PARA UMA GESTAO MAIS EFICIENTE DA ÁGUA NA AGRICULTURA

28 OCT 2009
RIEGA E FIBNATEX: EXEMPLOS DA IMPLICAÇAO DE AGENTES LOCAIS E EMPRESAS NOS PROJECTOS SUDOE

28 OCT 2009
AGUA FLASH INICIA O SEU TRABALHO NA ÁREA DA PREVENÇAO DE RISCOS NA QUALIDADE DAS ÁGUAS DURANTE AS CHEIAS

27 OCT 2009
EVENTOS

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - [email protected] - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - [email protected] - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI