Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
20 BOLETIM
Nov 2013
 
 

25 NOV 2013

Engenharia e engenho no Espaço SUDOE

A terceira mesa apresentou "soluções inovadoras para desafios actuais" no nosso território. Os projectos SHBUILDINGS, TEMIS, SIZING SUDOE e ECOAL-MGT, convidados a integrar a terceira mesa, encontram-se em fase de execução. Estes projectos representam uma amostra de projectos aprovados nas duas últimas convocatórias e respondem de maneira inteligente às dificuldades encontradas no espaço SUDOE, fornecendo soluções de interesse para o mercado e para a população.

Gumersindo Bueno, director técnico da Fundação Santa Maria La Real - Centro de Estudo da Arte Românica e beneficiário principal do projecto SHBUILDINGS explicou como, através da utilização de sensores, da Internet das coisas e do cloud computing nas construções históricas, o projecto SHBUILDINGS traz soluções inovadoras, dotando estas construções de utilidades relativas aos smart edifícios, próprios de edifícios de nova construção. Mais especificamente, este projecto ajuda a reduzir as despesas em restauro, manutenção e gestão destes edifícios monumentais, contribuindo igualmente para melhorar a sua eficiência energética. O projecto SHBUILDINGS pretende alterar o paradigma da conservação das construções históricas, "trata-se de passar do restauro reactivo à conservação preventiva. SHBUILDINGS é um projecto de tecnologia aplicada ao património. Desenvolvemos uma ferramenta de gestão única". O beneficiário principal referiu que "esta ferramenta é destinada aos proprietários de construções, às administrações públicas, aos responsáveis pela gestão de edifícios, e às empresas de restauro".

Audrey Berthier, engenheira biomédica, responsável de projecto do Instituto de Medicina e de Fisiologia Espacial e beneficiário principal do projecto TEMIS, apresentou as investigações inovadoras no domínio da medicina-técnica realizadas no âmbito de TEMIS. "A investigação médica demonstrou que o estilo de vida tem um impacto sobre numerosas patologias, em especial sobre as doenças crónicas. Estamos a estudar indicadores de saúde transferíveis e utilizáveis numa medicina personalizada". Através da utilização do captor Kinect da consola Xbox, a parceria está a desenvolver um método inovador que permite progressos na área da "medicina personalizada ou individualizada. O captor Kinect permite pôr em prática as investigações sobre as doenças neurológicas. São realizadas através da captação e da análise de dados sobre o comportamento, o ambiente e o estilo de vida de cada paciente. O objectivo do projecto é fornecer ferramentas acessíveis, capazes de medir a actividade física e de melhorar a atenção médica". Este método permitirá adaptar os tratamentos a cada paciente. Audrey Berthier explicou ao público como se gere este tipo de tarefa: "a parceria do projecto TEMIS é muito complementar. Há três beneficiários que têm a capacidade de desenvolver esta ferramenta ao nível técnico, outros especializaram-se em medicina e têm sido responsáveis por recrutar a população-alvo para verificar o funcionamento desta ferramenta. Por último, existe um outro parceiro que representa o tecido empresarial". A representante do projecto TEMIS revelou que, em princípio, todos podem ser destinatários desta ferramenta. No entanto, esta destina-se sobretudo "aos doentes de Parkinson, às empresas TIC, ao sector do fitness e o sector da medicina-técnica em geral". Quanto à transferência de tecnologias e conhecimentos para o sector empresarial, Audrey Berthier afirmou que, na parceria, um dos parceiros representa o tecido empresarial e será esse a entidade responsável por promover os resultados do projecto.

O projecto SIZING SUDOE, foi apresentado por Marta Valero, investigadora do Instituto de Biomecânica Valência e coordenadora técnica do projecto SIZING SUDOE. O sector têxtil representa uma das mais importantes indústrias do espaço SUDOE. No entanto, a diferença de tamanhos do vestuário ao nível europeu implica uma barreira para o comércio online do sector. SIZING SUDOE realizou um estudo antropométrico, cujo objectivo é permitir a harmonização dos tamanhos das roupas no Espaço SUDOE. Para conhecer a problemática do projecto, Marta Valero explicou qual a causa desta diferença de tamanhos na indústria têxtil na Europa, "os modelos de referência datam do anos 70. Ao longo do tempo, estes modelos alteraram-se e adaptaram-se a diferentes modas". A investigadora do Instituto de Biomecânica Valência explicou como é que a parceria executa as tarefas do projecto: "a parceria realiza um estudo antropométrico da população do espaço SUDOE. Cada beneficiário participa na elaboração do estudo. Além disso, estamos já a colaborar com as empresas e com as associações do sector. Os resultados do estudo antropométrico permitem efectuar a transferência de conhecimentos para empresas do sector têxtil, mas também a outro sector como o sector do móvel. Os dados obtidos são muito bem recebidos pelas empresas".


José Manuel Baptista, investigador do INESC de Porto explicou como a parceria do projecto ECOAL-MGT está a desenvolver um método que permite medir o impacto ambiental das escombreiras de resíduos de carvão nas zonas de minas desactivadas. "A parceria desenvolve, neste momento, uma ferramenta de vigilância que permitirá medir a poluição ambiental causada pelas escombreiras de carvão e o seu impacto sobre a população que se encontra perto destas minas. Existem no território SUDOE mais de vinte minas desactivadas em combustão espontânea". A ferramente que o projecto ECOAL-MGT está a desenvolver consiste num sistema de detecção de fibra óptica que poderá medir estes parâmetros à distância. O representante da entidade beneficiária principal destacou a versatilidade da ferramenta, uma vez que poderá ser também ser utilizada para medir a poluição que provém das fossas sépticas. Os resultados das investigações efectuadas pelo projecto beneficiarão a população em geral e "serão de grande ajuda para os trabalhos empreendidos pelos serviços da protecção civil" acrescentou José Manuel Baptista.

Estes quatro projectos, em cursos de execução, apresentaram os primeiros resultados da sua cooperação, baseada na investigação de soluções conjuntas para questões de domínios diversos como a medicina, a indústria têxtil, a construção ou a protecção do ambiente. O desenvolvimento tecnológico promovido pelo Programa SUDOE permitirá dispor de novas tecnologias capazes de melhorar a qualidade de vida e contribuir para o desenvolvimento da economia do SUDOE.

 

Imagens Associadas:
 
Notícias

25 NOV 2013
Evento anual 2013: “A capitalização dos resultados obtidos no período 2007 - 2013 no Espaço SUDOE”.

25 NOV 2013
Capitalização e especialização: estas lições do período 2007-2013 constituem a base da preparação do futuro programa SUDOE.

25 NOV 2013
Como multiplicar os resultados de um projecto?

25 NOV 2013
Sem a cooperação, impossível!

25 NOV 2013
Engenharia e engenho no Espaço SUDOE

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - stcsudoe@interreg-sudoe.eu - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - aug@interreg-sudoe.eu - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI