Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
1 BOLETIM
Jul 2009
 
 

01 JUL 2009

Projectos aprovados na prioridade 1

ALARMTOX

SOE1/P1/E129

Beneficiário principal: Institut de Recerca i Technologie Agroalimentàries (IRTA) (ES)

O objectivo deste projecto é o de criar biosensores que, pela detecção de toxinas, ajudem a garantir a qualidade das águas continentais com o objectivo de fornecer bivalves próprios para consumo humano.

CREA-BUSINESS-IDEA

SOE1/P1/E152

Beneficiário principal: Agencia de Desarrollo Económico Regional de la Rioja - ADER (ES)

Este projecto pretende criar um quadro favorável ao surgimento e à implementação de ideias de negócio inovadoras em cada uma das regiões participantes, através de acções que fomentem o trabalho em rede e permitam o surgimento natural de um Cluster Virtual de Criatividade Empresarial, tudo isto orientado para a criação e consolidação de empresas de base tecnológica, nomeadamente as PMEs.

DINAMIC

SOE1/P1/E110

Beneficiário principal: Cambra Oficial de Comerç, Industria I Navegació de Barcelona (ES)

O objectivo do projecto é apoiar as empresas na definição de projectos dinamizadores na área da inovação que lhes permitam medir os resultados obtidos, disponibilizar-lhes pessoal com formação específica na área da inovação e seguido por peritos, e potenciar a sua relação com universidades, de acordo com objectivos e formas de colaboração concretas.

DIOMED

SOE1/P1/E178

Beneficiário principal: Fundació Privée Institut de Recerca Biomèdica (ES)

O projecto DIOMED pretende fazer face às barreiras que limitam o desenvolvimento do sector biomédico na zona SUDOE. O projecto pretende impulsionar a transferência de conhecimento e de inovações da universidade para empresa o que contribuirá para um impacto económico e para a criação de emprego na área das ciências da vida.

e-INCORPORATE

SOE1/P1/E226

Beneficiário principal: Consejería de Economía y Consumo - Instituto Madrileno de Desarrollo (IMADE) (ES)

O objectivo do projecto é melhorar e reforçar a competitividade dos pequenos empresários, através da incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em empresas do território SUDOE, especialmente micro-empresas.

ELIARE NETWORK SUDOE

SOE1/P1/F169

Beneficiário principal: Conseil Régional Limousin (FR.)

O objectivo final deste projecto é o da implantação de uma rede, ao nível do SUDOE, de agentes de investigação (Universidades, Centros de Investigação, Institutos de investigação públicos ou privados), de pólos de competitividade e de autoridades públicas locais e regionais, com o objecto de intercambiar e capitalizar as práticas adequadas em matéria de acompanhamento dos investigadores nos programas europeus de investigação (7º PMID (FP7) e no Programa de Competitividade e Inovação (CIP).

FIBNATEX

SOE1/P1/P188

Beneficiário principal: Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário (PT)

O projecto FIBNATEX tem por objectivo colocar em rede centros de competências complementares do espaço SUDOE para criar têxteis inovadores, preparados a partir de fibras naturais de cânhamo, produtos mais respeitadores do meio ambiente que os têxteis preparados a partir de fibras sintéticas. Estas novas tecnologias serão destinadas ao sector da confecção.

HYRREG

SOE1/P1/E100

Beneficiário principal: Fundación para el Desarrolo de las Nuevas Tecnologías del Hidrogeno en Aragon (ES)

O projecto HYRREG tem por objectivo desenvolver e definir um itinerário, contemplando a especificidade das regiões do SUDOE, para implantar a economia do hidrogénio, introduzindo o hidrogénio nos sistemas energéticos europeus. Pretende-se, deste modo, facilitar e promover o lançamento de projectos de cooperação tecnológica (entre empresas e centros de investigação e universidades) que desenvolvam a indústria na zona SUDOE na área tecnológica do hidrogénio e das pilhas de combustível.

IMMUNONET

SOE1/P1/E014

Beneficiário principal: Universidade Vigo, Faculdade de Biologia (ES)

O objectivo do projecto é estabelecer uma rede estável de investigação de alta tecnologia na área da imunoterapia no espaço SUDOE, através de um centro virtual de apoio onde os diferentes grupos de investigadores podem cooperar e partilhar recursos e equipamentos, bem como realizar a troca informações nesta área de universidades, administrações públicas e o sector privado.

InnTegra

SOE1/P1/E075

Beneficiário principal: Ayuntamiento de Ermua - Área de Promoción Económica, Empleo y Formación (ES)

Este projecto surge na sequência das conclusões do projecto WATCH IT O objectivo geral é o de fortalecer a economia do espaço SUDOE, pela promoção de contextos territoriais locais ou regionais altamente competitivos, através da implementação de planos de acção global em matéria de inovação, formação, criatividade e colaboração.

INTERBIO

SOE1/P1/F079

Beneficiário principal: Université Paul Sabatier (FR)

O projecto INTERBIO pretende optimizar, à escala transnacional, os investimentos individuais realizados no espaço SUDOE no campo da biotecnologia, colocando em rede plataformas tecnológicas de alto nível e facilitando a transferência dos progressos inovadores para o sector industrial.

REDIN

SOE1/P1/E062

Beneficiário principal: Consejería de Industria y Sociedad de la Información (Junta de Comunidades de Castilla -La Mancha) Dirección General de Promoción Empresarial y Comercio (ES)

O objectivo do projecto é criar uma rede de empresas de diferentes sectores que permita melhorar os processos de transferência de tecnologia e os processos de gestão do conhecimento. Pretende-se que esta rede conte com a colaboração de actores institucionais de cada uma das regiões participantes que apoiem as empresas nos referidos processos.

REDOMIC

SOE1/P1/E167

Beneficiário principal: Fundación Universidade da Coruña, FUAC (ES)

O objectivo da rede de instituições que opera no projecto REDOMIC é o de promover a inovação e a economia do conhecimento em regiões do espaço SUDOE, através da introdução de elementos de organização de mercado entre Universidade e Empresa que permitam consolidar uma rede transregional, visível e estável no referido espaço.

RIDER

SOE1/P1/F180

Beneficiário principal: ADEFPAT - Association pour le Développment par la Formation des Projects, Acteurs et Territoires (FR)

Este projecto tem por objectivo a criação de um dispositivo dirigido às micro-empresas que lhes permita construir uma estratégia de adaptação ao mercado mais próximo, mas também facilitar a sua internacionalização. A finalidade em termos territoriais é a de atenuar as desvantagens das zonas rurais do espaço SUDOE (fraco desenvolvimento policêntrico) e assegurar um vínculo entre os dispositivos regionais e as necessidades locais de criar projectos inovadores.

TECNA

SOE1/P1/E184

Beneficiário principal: Instituto Tecnológico de Aragón (ES)

O objectivo deste projecto é o de demonstrar às empresas em geral e, sobretudo às PMEs de sectores relacionados com os sistemas mecânicos e maquinaria, através de um projecto-piloto, as possibilidades que os nanomateriais podem fornecer.

TERMARED

SOE1/P1/E218

Beneficiário principal: Xunta de Galicia - Consellería de Innovación e Industria - Dirección Xeral de Turismo (ES)

O objectivo deste projecto é contribuir para a melhoria da competitividade através da criação de uma rede estável de cooperação e de gestão conjunta para articular os serviços necessários que possibilitem um crescimento óptimo do sector termal com base numa estratégia de desenvolvimento turístico sustentável.

TRACC

SOE1/P1/F084

Beneficiário principal: Centre d'Etudes Technique de L'Equipement du Sud Ouest - Laboratoire Regional des Ponts et Chaussés de Toulouse (FR)

Este projecto visa desenvolver e difundir conhecimentos sobre técnicas rodoviárias adaptadas às alterações climáticas no território SUDOE com base na experiência e na comparação de diferentes técnicas sustentáveis do sector rodoviário utilizadas no espaço SUDOE.

WINETech

SOE1/P1/E071

Beneficiário principal: Instituto Gallego de Calidad Alimentaria - Estación de viticultura e enología de Galicia (ES)

O objectivo deste projecto é o de promover a inovação e a transferência de tecnologia no sector vinícola envolvendo adegas, fornecedores de serviços de I&D e organismos intermédios, com o fim de permitir o cruzamento de informação entre a procura e a oferta existentes.

 
Notícias

01 JUL 2009
ENCERRADA COM ÊXITO A PRIMEIRA CONVOCATÓRIA DO PROGRAMA SUDOE 2007-2013 COM 45 PROJECTOS APROVADOS

01 JUL 2009
COMITÉ DE PROGRAMAÇÃO

02 JUL 2009
O BOLETIM SUDOE NEWS

02 JUL 2009
ENCONTRO DE BENEFICIÁRIOS EM SANTANDER PARA UM SEMINÁRIO SOBRE A GESTÃO DOS PROJECTOS APROVADOS

02 JUL 2009
LANÇAMENTO DA PRIMEIRA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA

02 JUL 2009
PRÓXIMAS ETAPAS DOS PROJECTOS APROVADOS

01 JUL 2009
Projectos aprovados na prioridade 1

02 JUL 2009
Projectos aprovados na prioridade 2

02 JUL 2009
Projectos aprovados na prioridade 3

02 JUL 2009
Projectos aprovados na prioridade 4

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - stcsudoe@interreg-sudoe.eu - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - aug@interreg-sudoe.eu - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI