Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
1 BOLETIM
Jul 2009
 
 

02 JUL 2009

Projectos aprovados na prioridade 2

ADAPTACLIMA

SOE1/P2/E102

Beneficiário principal: IGVS - Instituto Galego da Vivenda e Solo - Dirección Xeral (ES)

O objectivo do projecto é o de sensibilizar a população para consequências reais das alterações climáticas e de promover e desenvolver medidas de adaptação da sociedade aos futuros cenários derivados dessas mesmas alterações.

AGUA FLASH

SOE1/P2/F146

Beneficiário principal: CNRS Délégation Régional Midi-Pyrénées (FR)

Este projecto de investigação e de desenvolvimento tem por objectivo desenvolver um protótipo que permita a avaliação dos riscos de degradação da qualidade das águas em períodos de cheias nas zonas agrícolas do espaço SUDOE.

DO-SMS

SOE1/P2/F157

Beneficiário principal: CNRS Laboratoire des mécanismes et transferts en géologie, UMR 5563, OMP, UPS (FR)

Este projecto tem por objectivo desenvolver um instrumento de avaliação e monitorização dos movimentos de terreno em áreas perigosas (terrenos argilosos, evaporíticos e calcários) no espaço SUDOE. Os movimentos retidos para este projecto correspondem a dois principais mecanismos: deslizamentos de terrenos e desmoronamentos (áreas cársicas ou evaporíticas e subsidência devido à actividade mineira).

ECO-LAGUNES

SOE1/P2/F153

Beneficiário principal: Conseil general de l'Hérault (FR)

O projecto ECOLAGUNES propõe tratar a problemática ambiental ligada ao desenvolvimento das algas invasoras, à sua limitação no meio e aos impactos da sua eliminação sobre a qualidade do meio e a biodiversidade. Tem por objectivo demonstrar que a gestão ambiental dos meios aquáticos lagunares, preservando a biodiversidade, pode garantir o desenvolvimento de uma atividade económica sustentável.

MICOSYLVA

SOE1/P2/E069

Beneficiário principal: Sociedad pública de Medio Ambiente de Castilla y León, S.A. (ES)

O objectivo do projecto é o de promover uma gestão florestal transnacional e sustentável que integre e valorize as funções ecológicas e socioeconómicas dos cogumelos selvagens comestíveis na Europa.

PYROSUDOE

SOE1/P2/F189

Beneficiário principal: Conseil General du Geral - Direction de la Coopération et des Affaires Européens (FR)

Este projecto visa melhorar as políticas de gestão dos interfaces floresta/habitat em favor da prevenção do risco de incêndios, de modo a reduzir as ameaças para a população e para as infraestruturas e proteger o ambiente e o meio natural.

RICOVER

SOE1/P2/P248

Beneficiário principal: Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia (PT)

O projecto tem por objectivo definir e implementar, através de projectos-piloto, estratégias e metodologias conjuntas de protecção e recuperação dos rios do espaço SUDOE, tendo em conta, a biodiversidade, as características naturais, as necessidades de recuperação, o valor económico, etc.

RIEGA

SOE1/P2/E039

Beneficiário principal: Associação de Desenvolvimento Rural de Saja-Nansa (ES)

O projecto tem por objectivo a optimização da gestão da água no que diz respeito ao controlo das fugas nas redes de abastecimento e à qualidade das águas. As acções previstas beneficiarão tanto os órgãos responsáveis pela gestão da água como os consumidores.

SUD' EAU

SOE1/P2/E027

Beneficiário principal: CRANA: Centro de Recursos Ambientales de Navarra (ES)

O objectivo deste projecto é o de inovar, experimentar, validar e difundir metodologias e ferramentas comuns para o fomento de iniciativas locais e regionais de gestão sustentável e participativa da água, no contexto da aplicação da Directiva Quadro da Água (DQA).

TELERIEG

SOE1/P2/E082

Beneficiário principal: Comunidad Autónoma de la Región de Murcia - Consejería de Agricultura y Agua (ES)

O objectivo final do projecto é o de conseguir uma melhor protecção do meio ambiente, através de um manuseamento mais eficiente e racional do recurso água na agricultura e uma prevenção e capacidade de resposta mais eficazes perante os riscos naturais na zona SUDOE.

WAT

SOE1/P2/F236

Beneficiário principal: Général de la Gironde - Direction de l'aménagement du territoire (FR)

O projecto tem por finalidade abrir novas perspectivas de governação, relativamente aos recursos hídricos, favorecendo as sinergias entre os agentes competentes na matéria. Será possível assim alcançar um processo de tomada de decisões partilhado entre o ordenamento do território e a gestão dos recursos hídricos apoiado numa análise pluridisciplinar (técnica, económica e regulamentar).

 
Notícias

01 JUL 2009
ENCERRADA COM ÊXITO A PRIMEIRA CONVOCATÓRIA DO PROGRAMA SUDOE 2007-2013 COM 45 PROJECTOS APROVADOS

01 JUL 2009
COMITÉ DE PROGRAMAÇÃO

02 JUL 2009
O BOLETIM SUDOE NEWS

02 JUL 2009
ENCONTRO DE BENEFICIÁRIOS EM SANTANDER PARA UM SEMINÁRIO SOBRE A GESTÃO DOS PROJECTOS APROVADOS

02 JUL 2009
LANÇAMENTO DA PRIMEIRA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA

02 JUL 2009
PRÓXIMAS ETAPAS DOS PROJECTOS APROVADOS

01 JUL 2009
Projectos aprovados na prioridade 1

02 JUL 2009
Projectos aprovados na prioridade 2

02 JUL 2009
Projectos aprovados na prioridade 3

02 JUL 2009
Projectos aprovados na prioridade 4

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - stcsudoe@interreg-sudoe.eu - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - aug@interreg-sudoe.eu - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI