Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
4 BOLETIM
Feb 2010
 
 

12 FEB 2010

HYRREG: PLATAFORMA GERADORA DE PROJECTOS DE COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA DO HIDROGÉNIO NO SUDOE

A Fundação para o Desenvolvimento Novas Tecnologias do Hidrogênio, em Aragão (FHa), beneficiário principal do projecto HYRREG, bem como resto dos beneficiários de Espanha, França e Portugal que integram realizaram já diversas actividades, integradas nos dois principais grupos de tarefas:
- Criação de uma Plataforma Geradora de Projectos de Desenvolvimento Tecnológico de cooperação entre empresas, universidades e centros tecnológicos, com o objectivo de aumentar a competitividade e o desenvolvimento da indústria da zona SUDOE nos sectores tecnológicos do hidrogénio e das pilhas de combustível.
- Desenvolvimento do roteiro da economia do hidrogénio na zona SUDOE com vista â introdução do hidrogénio nos sistemas energéticos europeus. Para a realização deste roteiro, será medido o impacto de uma futura economia do hidrogénio em cada zona, através de uma série de inquéritos que começaram a ser já elaborados durante do ano 2009 e cujos resultados serão analisados nos diferentes ateliers e seminários que serão organizados este ano.

Desde Abril de 2009, data de início do projecto, os beneficiários realizaram já um grande trabalho de divulgação para dar a conhecer HYRREG, organizando, entre outros, um encontro de transferência tecnológica na feira GENERA (Madrid, Maio 2009), uma apresentação nas feiras HYCELTEC 2009 (Lisboa, Setembro 2009) e Wind-H2 Power Expo (Saragoça, Setembro 2009), onde se fez igualmente a divulgação do projecto, através da montagem de um stand.
Em Novembro de 2009, teve lugar um Seminário nacional do projecto em Aragão que contou com a participação do Arturo Aliaga, Ministro Regional da Indústria, do Turismo e o Comércio do Governo de Aragão, o qual sublinhou "a vocação e a posição" de liderança de Aragão neste projecto e afirmou que "desde que se começou a trabalhar nas tecnologias do hidrogénio, em 2003, em Aragão, muitas coisas estão a acontecer. É muito positivo constatar como se está a antecipar o que todos só previam para 2020 ou 2025".
Entre os resultados que foram obtidos pelo projecto em 2009, cabe destacar a assinatura de convénios de colaboração com diferentes entidades ao nível nacional e europeu, cujo objectivo final consiste em estabelecer uma rede estável de colaboração e de coordenação público-privada que favoreça a promoção de projectos e facilite o contacto entre empresas e centros de investigação, o que representa, para as PMEs, uma oportunidade para posicionamento e diversificação dos seus produtos e serviços.
Durante o ano de 2009, a plataforma colaborou no lançamento de 16 projectos, de carácter regional, nacional e europeu na zona SUDOE, nos quais participam tanto empresas como centros de investigação e PMEs, auxiliando na procura de financiamento e de sócios, no apoio à redacção da memória técnica no processo de gestão da ajuda. É de salientar que será publicado em breve o primeiro catálogo anual onde se reunirão os perfis de todas as empresas e centros de investigação que foram contactados, bem como as diferentes fontes de financiamento público existentes para o lançamento dos projectos. Deste modo, facilitar-se-á a muitas entidades encontrar parceiros, tecnologia ou fontes de financiamento. Está igualmente a ser organizado o primeiro concurso de ideias HYRREG, cujo objectivo é o de favorecer a criação de empresas de base tecnológica.
Para mais informações sobre o projecto:

Ficha proyecto Hyrreg
www.hyrreg.eu

Imagens Associadas:
  • Seminário em Aragón 30 Novembro 2009

    Seminário em Aragón 30 Novembro 2009

  • Encontro de Transferência Tecnológica GENERA 2009 (maio, Madrid)

    Encontro de Transferência Tecnológica GENERA 2009 (maio, Madrid)

  • Stand H2-Wind Power Expo

    Stand H2-Wind Power Expo

  • Consejero de Industria, Comercio y Turismo - Gobierno de Aragón - Stand deH2-Wind Power Expo

    Consejero de Industria, Comercio y Turismo - Gobierno de Aragón - Stand deH2-Wind Power Expo

 
Notícias

12 FEB 2010
O STC ABRE AS SUAS PORTAS PARA AUXILIAR OS PROMOTORES DE PROJECTOS DA SEGUNDA CONVOCATORIA

12 FEB 2010
APÓS OS PRIMEIROS MESES DE EXECUÇÃO, OS PROJECTOS APROVADOS COMEÇAM A SOLICITAR O PAGAMENTO FEDER DAS DESPESAS REALIZADAS

12 FEB 2010
CERCA DE 300 PERSONAS ASSISTIRAM ÀS JORNADAS DE LANÇAMENTO DA SEGUNDA CONVOCATÓRIA

12 FEB 2010
REDOMIC: O PROMOTOR DE RELAÇÕES, PEÇA-CHAVE NOS PROCESSOS de INOVAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA

12 FEB 2010
ECOLAGUNES: ASSOCIAÇÃO EUROPEIA PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO ECOLÓGICO DOS LAGOS LITORAIS E LAGOAS DO SUDOE

12 FEB 2010
HYRREG: PLATAFORMA GERADORA DE PROJECTOS DE COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA DO HIDROGÉNIO NO SUDOE

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - stcsudoe@interreg-sudoe.eu - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - aug@interreg-sudoe.eu - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI