Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
4 BOLETIM
Feb 2010
 
 

12 FEB 2010

REDOMIC: O PROMOTOR DE RELAÇÕES, PEÇA-CHAVE NOS PROCESSOS de INOVAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA

O projecto REDOMIC assenta na actuação conjunta das instituições de Espanha, França e Portugal, especializadas em acções de interface no âmbito da I&D, com o objectivo essencial de promover as relações universidade-empresa num âmbito inter-regional dentro do espaço SUDOE.

A primeira fase do projecto, iniciada em Março de 2009 baseou-se, por um lado, na oferta, através da realização de inquéritos e entrevistas detalhadas a grupos de investigação participantes das universidades das regiões do SUDOE, bem como outros centros de investigação vocacionados para a área empresarial. Relativamente à procura, foram realizados inquéritos e entrevistas com empresas de diferentes sectores de actividade. A sua selecção foi feita com base em critérios como a relação actual ou potencial da empresa com a I&D, a sua dimensão e trajectória, a sua representatividade sectorial e a sua predisposição para colaborar com os grupos de I&D. A execução desta fase inicial, que é primordial para o desenvolvimento posterior do projecto, permitiu a obtenção de um conhecimento detalhado da oferta das universidades em serviços, projectos e instrumentos de gestão de inovação, bem como da procura das empresas neste domínio que possa ser satisfeita pelas universidades. Em resultado, foi elaborado um Manual metodológico sobre oferta e procura que orientará os passos a seguir por todos os beneficiários do projecto.

Braulio Pérez Astray, coordenador do projecto da Fundação Universidade da Corunha, Beneficiário Principal do projecto, explica as próximas etapas que vão ser desenvolvidas: "A partir agora, entramos na fase de organização do mercado, incentivando o contacto entre oferta e procura com carácter transregional e transnacional. Neste sentido, tem particular importância a figura do "promotor de relações". São pessoas que correspondem a um certo perfil e que foram designadas pelas instituições participantes para serem agentes dinamizadores no estabelecimento de relações entre oferta e procura. Para isso, os "promotores de relações" contam com o apoio de instrumentos baseados nas tecnologias da informação e comunicação que foram desenvolvidos pelo projecto no portal da inovação REDOMIC".

O projecto REDOMIC parte da ideia de que as relações entre instituições que participam num sistema de inovação se baseiam nas relações pessoais. São as pessoas que interagem, impulsionam e dinamizam esta relação. Com base nesta ideia, os membros do consórcio REDOMIC designaram 16 "promotores de relações" dentro das suas próprias instituições. A figura deste "promotor de relações" caracteriza-se pela promoção activa e intensa dos processos de I&D com base nas boas relações pessoais com actores-chave do sistema de inovação. O "promotor de relações" é o motor do processo de inovação porque configura e planifica os processos de troca entre oferta e procura com os seus homólogos das restantes regiões, actuando, por sua vez, como agente-chave de interface entre as empresas e os centros de conhecimento do seu próprio âmbito.

O projecto REDOMIC contempla, nas suas acções, a formação destes "promotores de relações" das instituições implicadas. A Fundação Universidade da Corunha (FUAC) concebeu os conteúdos dos módulos teóricos para a formação destes promotores, que será dada através de duas vias complementares: uma plataforma on-line, disponível no portal REDOMIC (www.redomic.eu) e orientada para a formação à distância (25 horas) e a realização de um curso presencial (25 horas).

Para a formação à distância, que será realizada em Fevereiro de 2010, foi produzido material didáctico teórico-prático que permite estudar a problemática relativa às relações para a inovação de maneira completa e sistemática.

A formação presencial decorreu de 26 a 29 de Janeiro de 2010 no Estoril (Portugal). Foi organizada pelo ISQ, um dos beneficiários portugueses do projecto e permitiu o contacto directo entre "os promotores de relações" e os especialistas em relações para a inovação, que complementaram, com a sua experiência, os conhecimentos fornecidos pelo material didáctico.

Para mais informações sobre o projecto:

Ficha proyecto REDOMIC

www.redomic.eu

Imagens Associadas:
 
Notícias

12 FEB 2010
O STC ABRE AS SUAS PORTAS PARA AUXILIAR OS PROMOTORES DE PROJECTOS DA SEGUNDA CONVOCATORIA

12 FEB 2010
APÓS OS PRIMEIROS MESES DE EXECUÇÃO, OS PROJECTOS APROVADOS COMEÇAM A SOLICITAR O PAGAMENTO FEDER DAS DESPESAS REALIZADAS

12 FEB 2010
CERCA DE 300 PERSONAS ASSISTIRAM ÀS JORNADAS DE LANÇAMENTO DA SEGUNDA CONVOCATÓRIA

12 FEB 2010
REDOMIC: O PROMOTOR DE RELAÇÕES, PEÇA-CHAVE NOS PROCESSOS de INOVAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA

12 FEB 2010
ECOLAGUNES: ASSOCIAÇÃO EUROPEIA PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO ECOLÓGICO DOS LAGOS LITORAIS E LAGOAS DO SUDOE

12 FEB 2010
HYRREG: PLATAFORMA GERADORA DE PROJECTOS DE COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA DO HIDROGÉNIO NO SUDOE

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - stcsudoe@interreg-sudoe.eu - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - aug@interreg-sudoe.eu - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI