Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
4 BOLETIM
Feb 2010
 
 

12 FEB 2010

ECOLAGUNES: ASSOCIAÇÃO EUROPEIA PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO ECOLÓGICO DOS LAGOS LITORAIS E LAGOAS DO SUDOE

O projecto ECOLAGUNES, cujo Beneficiário Principal é o Conselho Geral de Hérault (França), que conta parceiros franceses, espanhóis e portugueses, iniciou os seus trabalhos a 15 de Abril de 2009. O seu objectivo é o de reunir esforços, por parte de investigadores, gestores locais, colectividades e pescadores para preservar a biodiversidade e a fauna e a flora dos lagos litorais e das zonas lagunares dos Sudoeste Europeu, protegendo-as de espécies invasoras que as deterioram e garantindo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento dessas zonas.

Desde o seminário de lançamento do projecto, que teve lugar em Montpellier, em Junho de 2009, um conjunto de actores locais foi convidado a juntar-se ao projecto, por forma a obter sinergias e melhores resultados, graças a uma parceria rica, diversificada e complementar. Monique Pétard, Vice-Presidente do Conselho Geral Hérault, considera que o que torna interessante o projecto ECOLAGUNES é "a capacidade de unir os actores locais, os representantes políticos, os investigadores e os cientistas de forma a que esta capacidade de colaboração permita obter soluções muito concretas. Verificou-se que certa flora marinha da zona, quando existe e se encontra em boas condições, contribui para que diminuam as espécies invasoras ou que nem sequer existam, pelo que é necessário saber que tipo de substâncias aquelas libertam para que isto aconteça. O nosso desafio consiste em confirmar o que foi provado, de forma científica, em laboratório, e de encontrar os meios para agir em função dos resultados obtidos".

Durante o primeiro ano do projecto, foram recolhidas amostras em todos os locais de estudo identificados, para realizar, posteriormente, uma análise bioquímica mais detalhada e que será feita pela Universidade de Bordéus. Posteriormente, a Universidade de Montepllier II analisará as amostras para comprovar o crescimento da alga invasora Alexandrium catenella, cuja proliferação gera grandes perdas para os produtores de ostras e outras espécies e pode pôr em perigo a actividade económica das zonas lagunares do SUDOE. Com estas análises pretende-se comprovar se zonas lagunares podem produzir compostos capazes de inibir o crescimento desta alga invasora.

Foi constituída também uma série de grupos de trabalho para elaborar protocolos de avaliação da densidade da flora marinha nas zonas estudadas. Neste sentido, foi obtida uma descrição detalhada da flora e da fauna associadas à baía de Alfacs (Catalunha) graças à colaboração entre a Federação Espanhola de Empresários do Mar (IVEAEMPA), a Universidade de Cádis e outras universidades locais. O Conselho Geral Hérault, juntamente com o Sindicato Misto da Bacia de Theu e numerosos investigadores locais, elaborará igualmente um inventário cartográfico da flora da zona que será realizado por mergulhadores locais. Em breve, esta metodologia poderá ser aplicada no lago de Salses-Leucate, sob a direcção do Sindicato Misto RIVAGE, beneficiário do projecto.

Durante o mês de Fevereiro, o Conselho Geral de Hérault e o Sindicato Misto da Bacia de Thau receberão o Centro de Investigações Marinhas do Algarve (beneficiário português do projecto) para trabalharem juntos na avaliação da densidade da flora em certas zonas sensíveis, com base nas campanhas de recolha de amostras pelos alunos do Instituto do Mar de Sète.

Quanto à divulgação do projecto, os resultados obtidos até agora foram apresentados por ocasião do 4º Congresso Europeu sobre as Lagoas Costeiras que teve lugar em Dezembro em Montpellier. O próximo seminário que reunirá os beneficiários em Cádiz (Espanha) a 21 e 22 de Abril de 2010 será aberto ao público. Todas as entidades interessadas são, desde já, convidadas lá a participar.

Para mais informações sobre o projecto:

Ficha proyecto ECO-LAGUNES

Noticia con intervenciones en video

Imagens Associadas:
  • Etang de Thau (França)

    Etang de Thau (França)

  • Baía de Cádis (Espanha)

    Baía de Cádis (Espanha)

  • Bassin d'Arcachon (França)

    Bassin d'Arcachon (França)

 
Notícias

12 FEB 2010
O STC ABRE AS SUAS PORTAS PARA AUXILIAR OS PROMOTORES DE PROJECTOS DA SEGUNDA CONVOCATORIA

12 FEB 2010
APÓS OS PRIMEIROS MESES DE EXECUÇÃO, OS PROJECTOS APROVADOS COMEÇAM A SOLICITAR O PAGAMENTO FEDER DAS DESPESAS REALIZADAS

12 FEB 2010
CERCA DE 300 PERSONAS ASSISTIRAM ÀS JORNADAS DE LANÇAMENTO DA SEGUNDA CONVOCATÓRIA

12 FEB 2010
REDOMIC: O PROMOTOR DE RELAÇÕES, PEÇA-CHAVE NOS PROCESSOS de INOVAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA

12 FEB 2010
ECOLAGUNES: ASSOCIAÇÃO EUROPEIA PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO ECOLÓGICO DOS LAGOS LITORAIS E LAGOAS DO SUDOE

12 FEB 2010
HYRREG: PLATAFORMA GERADORA DE PROJECTOS DE COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA DO HIDROGÉNIO NO SUDOE

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - stcsudoe@interreg-sudoe.eu - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - aug@interreg-sudoe.eu - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI