Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
7 BOLETIM
Dec 2010
 
 

21 DEC 2010

PROJECTOS APROVADOS DA PRIORIDADE 1

APSAT

SOE2/P1/F297

Beneficiário principal: Pólo de competitividade Aerospace-valley

O objectivo final do projecto APSAT é dispor de um determinado número de territórios (living labs) nos quais se dissemina, de forma operacional, serviços baseados em tecnologias de satélite, as quais abrem múltiplas possibilidades de aplicação. A possibilidade de experimentação proposta no projecto permitirá a avaliação e validação numa escala real destas aplicações de satélite, de maneira que se facilite aos cidadãos do espaço SUDOE o acesso a estas novas tecnologias como ajuda na sua vida quotidiana e na gestão da envolvente.

AQUAGENET

SOE2/P1/E287

Beneficiário principal: Consejería Agricultura y Pesca - Junta de Andalucía - Instituto Andaluz de Investigación y Formación Agraria, Pesquera, Alimentaria y de la Producción Ecológica (IFAPA) - Centro IFAPA El Toruño

O objectivo do projecto AQUAGENET centra-se no desenvolvimento de conhecimento e ferramentas biotecnológicas dirigidas à aquicultura, através da criação de uma rede transnacional para a cooperação nestes campos na região SUDOE. O projecto pretende aplicar as mais avançadas tecnologias biotecnológicas de última geração para impulsionar a investigação genética aplicada na aquicultura e desenhar novas ferramentas para a identificação e selecção de espécies de alto valor comercial. A aplicação dos últimos avanços biotecnológicos nas actividades de produção animal permitirá aumentar a viabilidade e benefícios deste sector altamente competitivo.

CarbonInspired

SOE2/P1/E281

Beneficiário principal: Fundación para la promoción de la innovación, la investigación y el desarrollo tecnológico en la industria de automoción de Galicia (CTAG) - Departamento de Ingeniería y Desarrollo Área de Proceso/Producto Plástico

O objectivo principal de CARBONINSPIRED é a criação de uma rede de cooperação e transferência de conhecimento que permita às PMEs dos sectores da automoção e construção ter acesso aos avanços em materiais baseados em nanopartículas carbonosas, para poder desta forma desenvolver produtos de alto valor acrescentado com o fim de incrementar a sua competitividade.

CliNK

SOE2/P1/E341

Beneficiário principal: Universidad de Zaragoza - Facultad de Ciencias - Departamento de Bioquímica y Biología Molecular y Celular

O objectivo do projecto é a valorização de duas tecnologias que permitem produzir células NK (Natural Killer) humanas activadas que poderão representar uma solução para vários tipos de cancro, principalmente hematológicos. Após a finalização dos protocolos clínicos para o tratamento de pacientes que padecem de cancro, serão realizados vários ensaios clínicos em pacientes com cancro nos hospitais das regiões implicadas. Finalmente, espera-se melhorar ou eliminar completamente a enfermidade residual nos pacientes estudados, proceder a uma redução dos custos de tratamento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Poderá produzir-se patentes no final do projecto para uma exploração comercial posterior.

CREA NET 2 0

SOE2/P1/E313

Beneficiário principal: Agencia de Desarrollo Económico Regional de La Rioja - ADER

O objectivo do projecto CREA NET 2.0 é colocar em andamento um sistema transnacional de apoio à criatividade e ao trabalho em rede dos empresários e empresas das regiões participantes que se traduza na identificação e desenvolvimento de projectos inovadores, assim como na criação de empresas e de empregos de qualidade. Este projecto supõe a continuação do projecto CREA BUSINESS IDEA que já estabeleceu as bases para a sensibilização e potenciação da criatividade empresarial.

CREAMED

SOE2/P1/F355

Beneficiário principal: Eurorégion Pyrénées Méditerranée - Groupement Européen de Coopération Territoriale Pyrénées Méditerranée - Direction Service développement économique

O projecto CREAMED tem por objectivo a criação de uma Rede Eurorregional de Incubadoras de Empresas com o fim de estimular a inovação, os intercâmbios entre PMEs e as complementaridades no que respeita ao apoio à incubação e ao desenvolvimento de empresas, sobretudo, no âmbito internacional. Desta forma, o projecto favorece a convergência das políticas públicas de apoio às empresas e, em definitivo, a instalação e sobrevivência de empresas no Espaço SUDOE.

CREATINN

SOE2/P1/E336

Beneficiário principal: Fundación Universidade da Coruña - FUAC

O objectivo geral do projecto CREATINN é contribuir para a criação de riqueza através do lançamento de um instrumento de apoio sistemático à competitividade das empresas em sectores estratégicos das regiões do SUDOE participantes. Este instrumento terá como base a criatividade e a inovação, seja relativamente a produtos, processos de produção, métodos de comercialização ou de organização. Este sistema de inovação transregional e a transferência de conhecimento contribuirão para a prosperidade económica e vertebração do Espaço SUDOE.

EIBT-SUDOE

SOE2/P1/E351

Beneficiário principal: Centro Europeo de Empresas e Innovación de Navarra (CEIN, S.A.)

O objectivo do projecto EIBT-SUDOE é melhorar os sistemas de acompanhamento da criação e desenvolvimento de Spin-Offs de Base Tecnológica nas regiões do SUDOE. Pretende-se contribuir assim para um aumento significativo da geração e consolidação de novas empresas de base tecnológica e a sua integração no tecido económico regional e transnacional. Pretende-se também facilitar e difundir novas ferramentas metodológicas e impulsionar o trabalho em rede entre entidades de apoio às empresas de base tecnológica e entre as próprias empresas, para contribuir assim a configurar um tecido empresarial mais inovador no conjunto do SUDOE.

FOODSME-HOP

SOE2/P1/E299

Beneficiário principal: Ainia Centro Tecnologico - Departamento de Transferencia de Tecnología

O objectivo do projecto FOODSME-HOP é melhorar a competitividade e a capacidade de inovação do tecido empresarial agro-alimentar do espaço SUDOE, constituído principalmente por PMEs. Pretende-se aumentar o número de PMEs inovadoras no sector, favorecendo a transferência de tecnologia desde os centros de investigação às referidas PMEs e capacitando-as na gestão da inovação na área da nutrição e da saúde, uma das áreas com maior futuro e âmbitos de aplicação no sector agro-alimentar.

Green-Car Eco-Design

SOE2/P1/E326

Beneficiário principal: Fundación CARTIF - División de Medio Ambiente

O objectivo do projecto Green-Car Eco-Design é a inclusão da variável ambiental na fase de concepção (UNE 150 301) dos principais componentes do Veículo Eléctrico, aumentando assim o conhecimento relativo ao seu impacto ambiental ao longo do seu ciclo de vida. Desta forma garantir-se-á um valor acrescentado a estes veículos, ao reconhecê-los como produtos com menor impacto ambiental ao longo de todo o seu ciclo de vida e garantindo que estes resultam menos danosos para o ambiente, conseguindo produtos mais competitivos e com uma maior penetração nos mercados actuais.

OiLCA

SOE2/P1/E335

Beneficiário principal: Fundación CITOLIVA - Centro de innovación y tecnología del olivar y del aceite - Área de Proyectos Internacional

O objectivo do projecto OiLCA é melhorar a competitividade do sector do azeite no espaço SUDOE, reduzindo o impacto ambiental da produção de azeite, mediante a aplicação dos princípios da eco-eficiência. Pretende-se implementar alternativas na gestão dos resíduos com recurso a tecnologia de vanguarda que tenha em conta aspectos económicos, favorecendo a modernização do sector e contribuindo para aumentar a qualidade do produto final.

RED-ITAA

SOE2/P1/E415

Beneficiário principal: Universidad Politécnica de Madrid - Grupo de Investigación TECNA

O principal objectivo do projecto RED-ITAA é implantar o sub portal Chil de Agro-indústria (já desenvolvido pelo Beneficiário Principal) simultaneamente em Espanha, França e Portugal e assim estabelecer uma rede virtual de colaboração entre centros de investigação, indústrias e produtores dentro do sector agrário/agro-alimentar do espaço SUDOE. Desta forma, se possibilitará a transferência do conhecimento gerado e o intercâmbio de ideias, necessidades e serviços, permitindo o estabelecimento de linhas de colaboração estáveis entre entidades de importância dentro do sector agrário, interessadas em aplicar novas políticas de gestão do conhecimento a nível transnacional.

TRAIN²

SOE2/P1/E280

Beneficiário principal: Universidad de Zaragoza-UNIZAR - Instituto Universitario de Nanociencia de Aragón (INA)

O projecto TRAIN² propõe-se criar um espaço consolidado de investigação, inovação e educação no âmbito da nanociência e nanotecnologia no território SUDOE. Pretende-se coordenar as infraestruturas de investigação de vanguarda e os centros de investigação nestes campos emergentes para melhorar a competitividade científica e a transferência tecnológica e permitir assim identificar a região SUDOE como um lugar de referência a nível europeu e mundial para o desenvolvimento destas disciplinas.

VALUE

SOE2/P1/E310

Beneficiário principal: Asociación para la Investigación, el Desarrollo y la Innovación Alimentaria (AIDIA)

O objectivo do projecto é identificar, testar, validar e difundir tecnologias de tratamento e valorização de resíduos para aplicar nas PME transformadoras de produtos hortícolas do espaço SUDOE. O projecto pretende, mediante a transferência de tecnologias e metodologias de valorização de resíduos, a obtenção e aplicação de compostos de interesse para a melhoria tecnológica de alimentos transformados e a avaliação de resíduos para a produção de energia, o que resultará no incremento da competitividade das PMEs do sector.

 
Notícias

21 DEC 2010
O COMITÉ DE PROGRAMAÇÃO APROVA 28 PROJECTOS DA SEGUNDA CONVOCATÓRIA

21 DEC 2010
PRÓXIMAS ETAPAS DOS PROJECTOS APROVADOS

21 DEC 2010
EVENTO ANUAL ‘OS DESAFIOS DA COOPERAÇÃO NO ESPAÇO SUDOE’

21 DEC 2010
PROJECTOS APROVADOS DA PRIORIDADE 1

21 DEC 2010
PROJECTOS APROVADOS DA PRIORIDADE 2

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - stcsudoe@interreg-sudoe.eu - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - aug@interreg-sudoe.eu - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI