Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
7 BOLETIM
Dec 2010
 
 

21 DEC 2010

PROJECTOS APROVADOS DA PRIORIDADE 2

APERSUE

SOE2/P2/F349

Beneficiário principal: Chambre d'agriculture de l'Ariege

O projecto APERSUE consiste em facilitar o acesso às tecnologias ou práticas inovadoras em matéria de energia agrícola através da posta em andamento de uma rede transnacional de peritos. Esta rede elaborará medidas que permitam reduzir os gastos energéticos agrícolas através do apoio ao desenvolvimento de alternativas eficazes e respeitadoras do meio ambiente. Desta forma, se fomentará a transformação deste rendimento energético numa vantagem competitiva tanto para as empresas do sector agrícola como para o território em geral.

BIOMASUD

SOE2/P2/E414

Beneficiário principal: AVEBIOM - Asociación Española de Valorización Energética de la Biomasa

BIOMASUD tem como objectivo último o de contribuir para a sustentabilidade do modelo energético baseado na biomassa com vista à conservação do meio-ambiente natural do Espaço SUDOE. Pretende-se a implantação de sistemas de certificação e rastreabilidade em toda a cadeia de valor dos biocombustíveis sólidos, fomentando a eficiência e a sustentabilidade nos processos, o que, por sua vez, incrementa a competitividade das organizações que actuam neste mercado.

E4R

SOE2/P2/E359

Beneficiário principal: AIDICO - Asociación de Investigación de las Industrias de la Construcción - Instituto Tecnológico de la Construcción - Unidad Técnica de Investigación en Seguridad y Tecnología de la Construcción - Área de Construcción Sostenible

O objectivo final do projecto E4R é impulsionar e promover a reabilitação, desde um ponto de vista de eficiência energética, de edifícios existentes no espaço SUDOE com a implicação de todos os agentes do sector. Para tal, desenvolver-se-á um portal web com ferramentas práticas que ajudem a estabelecer critérios destinados a avaliar a eficiência, tanto energética como económica, dos edifícios, e as melhores soluções possíveis a adoptar para a sua reabilitação, de maneira que se consiga reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

e-AIRE

SOE2/P2/E438

Beneficiário principal: Gobierno de Cantabria - Dirección General de Medio Ambiente -Servicio de Prevención y Control de la Contaminación

O objectivo final do projecto e-AIRE consiste em minimizar e realizar um acompanhamento das emissões de gases de efeito estufa com o fim de contribuir na luta contra as alterações climáticas, assim como em controlar e diminuir as emissões para a atmosfera de sustâncias poluentes nocivas. Através de uma série de ferramentas TICs e medidas e protocolos concretos, procurar-se-á melhorar a qualidade ambiental nos espaços urbanos, os quais se encontram cada vez mais congestionados.

EcoHabitat

SOE2/P2/F365

Beneficiário principal: Communaute urbaine du grand Toulouse - Direction de l'habitat et du foncier

O projecto EcoHabitat espera favorecer dinâmicas de cooperação interprofissionais e transnacionais, permitindo a implementação de novos métodos de edificação da construção e participando a prazo na melhoria da qualidade do habitat em zona urbana.
As actividades do projecto levarão a estabelecer um referencial qualitativo comum com o objectivo da criação posterior de uma marca SUDOE e de um cluster internacional SUDOE de construção sustentável.

ECOTECH-SUDOE

SOE2/P2/E377

Beneficiário principal: Universitat Autònoma de Barcelona - Institut de Ciència i Tecnologia Ambientals (ICTA) - Grupo: Sotenibilidad y Prevención Ambiental (SosteniPrA)

O objectivo do projecto ECOTECH-SUDOE é desenvolver a capacidade de inovação no campo das tecnologias ambientais mediante o fortalecimento da educação e investigação no Espaço SUDOE e o desenvolvimento de tecnologias ambientais e ferramentas de avaliação próprias da ecologia industrial. Tudo, no sentido de conseguir uma utilização racional e eficiente dos recursos naturais, em especial os energéticos, hídricos e materiais.

EnerBioAlgae

SOE2/P2/E374

Beneficiário principal: Universidad de Vigo - Facultad de Ciencias - Departamento de Física Aplicada

O projecto EnerBioAlgae pretende potenciar o aproveitamento energético de recursos hídricos degradados (microalgas). O projecto persegue uma dupla finalidade, já que trata de ajudar à regeneração e recuperação ambiental com uma gestão integrada dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, potenciar estas áreas conferindo-lhes o valor acrescentado de servir para a produção de energia (biodiesel). Desta forma, pretende-se estimular e reforçar o crescimento do sector da energia renovável no Sudoeste europeu, diversificando as fontes de energia existentes.

EnerBuiLCA

SOE2/P2/E367

Beneficiário principal: Fundación CIRCE - Centro de Investigación de Recursos y Consumos Energéticos

O objectivo último do projecto EnerBuiLCA é fomentar a sustentabilidade na construção e reabilitação de edifícios, sejam de utilização residencial, terciário ou industrial. Para tal, propõe-se o desenvolvimento de uma ferramenta destinada a realizar a análise de ciclo de vida de edifícios existentes ou de nova construção, permitindo identificar as melhores soluções em termos de eficiência energética e respeito pelo meio-ambiente, reduzindo assim os impactos energéticos directos e indirectos dos edifícios.

Mi Ciudad AC2

SOE2/P2/E303

Beneficiário principal: Ayuntamiento de Málaga - Alcaldía - Servicio de Programas Europeos

O projecto Mi Ciudad AC2 tem como objectivo principal a definição e implementação de critérios de planeamento urbano e de gestão do espaço urbano com vista à redução dos efeitos das alterações climáticas, actuando em distintos âmbitos. Pretende-se assim fortalecer o papel dos governos locais sócios na adaptação e mitigação dos efeitos das alterações climáticas, mediante o desenvolvimento de critérios inovadores de planeamento urbano que permitam a redução da emissão de gases de efeito estufa e a melhora da eficiência energética das áreas urbanas.

MIGRANET

SOE2/P2/E288

Beneficiário principal: Universidad de Santiago de Compostela (USC) - Vicerrectorado de Investigación e Innovación - Estación de Hidrobiología "ENCORO DO CON" (EHEC)

O objectivo do projecto MIGRANET é configurar uma estratégia de cooperação conjunta na obtenção de dados sobre peixes migratórios que permita conhecer o estado de conservação das suas populações, as pressões existentes que actuam sobre elas comprometendo sua sobrevivência, e prever futuras mudanças de cenários perante as alterações climáticas e não climáticas. Com o fim de atingir este objectivo, criar-se-á um Observatório das populações de peixes migratórios do Espaço SUDOE que vele pela sua conservação e recuperação.

OPTIMAGRID

SOE2/P2/E322

Beneficiário principal: Universidad de San Jorge - Escuela de Ingeniería Informática

O objectivo do projecto OPTIMAGRID é definir, conceber, desenvolver e implementar sistemas de controlo inteligente de energia que permitam a gestão em tempo real de uma micro-rede de distribuição de energia eléctrica aplicada a uma área industrial com elevada taxa de penetração de energias renováveis. Busca-se assim modificar o conceito poluidor associado às áreas industriais, por outro conceito de áreas industriais ecológicas e capazes de desenvolver tecnologia própria e reduzir o consumo energético.

SATFOR

SOE2/P2/E457

Beneficiário principal: Empresa de transformación agraria, s.a. - Subdirección I+D+i - Departamento de medio natural

O objectivo do projecto SATFOR é concretizar e executar actuações inovadoras de carácter tecnológico para prevenir e incrementar a segurança e eficácia na extinção de grandes incêndios florestais. Serão estabelecidas as bases de uma plataforma tecnológica de grande utilidade para a gestão na prevenção do risco e mitigação das suas consequências, tanto para as pessoas como para o meio-ambiente, difundindo e estendendo posteriormente o seu aproveitamento a diversas regiões da zona SUDOE.

SUST-FOREST

SOE2/P2/E261

Beneficiário principal: Fundación Centro de Servicios y Promoción forestal y de su Industria de castilla y León - Fundación Cesefor

O objectivo de SUST-FOREST é manter a extração da resina como aproveitamento florestal rentável que contribua para o emprego rural, a conservação do território e dos pinhais do espaço Sudoe. Para tal, o projecto analisará os aspectos económicos, sociais e ecológicos deste aproveitamento de maneira que seja sustentável e possa combinar a conservação da natureza e o desenvolvimento rural através da modernização da extração resineira.

TFE

SOE2/P2/E405

Beneficiário principal: GAVRN - Gestión Ambiental, Viveros y Repoblaciones de Navarra, S.A.

O objectivo final do projecto TFE é proteger a dinâmica natural dos sistemas fluviais da zona SUDOE como chave para minimizar os riscos e danos provocados pelas inundações, melhorar os seus ecossistemas e conseguir a sua correcta gestão territorial. Mediante o presente projecto pretende-se desenvolver o conceito de Território Fluvial como solução mais eficaz, económica e sustentável para o duplo problema de fazer face às inundações ao mesmo tempo que se consegue recuperar e conservar a biodiversidade dos ecossistemas fluviais.

 
Notícias

21 DEC 2010
O COMITÉ DE PROGRAMAÇÃO APROVA 28 PROJECTOS DA SEGUNDA CONVOCATÓRIA

21 DEC 2010
PRÓXIMAS ETAPAS DOS PROJECTOS APROVADOS

21 DEC 2010
EVENTO ANUAL ‘OS DESAFIOS DA COOPERAÇÃO NO ESPAÇO SUDOE’

21 DEC 2010
PROJECTOS APROVADOS DA PRIORIDADE 1

21 DEC 2010
PROJECTOS APROVADOS DA PRIORIDADE 2

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - stcsudoe@interreg-sudoe.eu - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - aug@interreg-sudoe.eu - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI