Se não pode ler este e-mail, por favor, aceda à versão on-line

Boletín Cantabria Interreg-SUDOE
9 BOLETIM
Jul 2011
 
 

28 JUN 2011

DINAMIC CONCLUI COM SUCESSO AS SUAS ACTIVIDADES DE DINAMIZAÇÃO DA INOVAÇÃO NAS EMPRESAS

O projecto DINAMIC acaba de concluir as suas actividades depois mais de dois anos de execução. DINAMIC tinha por objectivo corrigir o défice existente no âmbito da formação para a inovação e da falta de uma cultura empreendedora e inovadora de muitas empresas do Espaço SUDOE. Face a esta necessidade, os beneficiários procuraram ajudar empresas a definirem projectos dinamizadores da inovação, facilitar-lhes pessoal com formação específica em inovação (dinamizadores) e potenciar a sua relação com universidades, através de objectivos e colaborações concretos.

Este projecto foi liderado pela Câmara de Comércio de Barcelona, sendo os restantes membros da parceria, instituições beneficiárias das comunidades autónomas espanholas da Catalunha e da Cantábria, a região francesa de Midi-Pyrénées e as regiões portuguesas Norte e Lisboa Vale do Tejo. Em todas essas regiões foi realizada uma série de cursos de formação sobre a dinamização e gestão da inovação nas empresas, bem como diagnósticos para identificar empresas da zona motivadas para a melhoria da gestão do seu processo de inovação, para a dinamização de projectos de inovação e para a contratação de dinamizadores, quando formados.

Um total de 121 recém licenciados de Espanha, França e Portugal foram formados em gestão da inovação, através dos referidos cursos, realizados em diversas universidades. Estes dinamizadores receberam formação sobre a gestão de projectos de inovação, que logo aplicaram durante os seus estágios nas empresas. A formação incluiu, entre outros, aspectos relativos à direcção e gestão de empresas, ao processo de inovação, à criatividade, à gestão de equipas, à vigilância tecnológica, à protecção da propriedade industrial e intelectual, às deduções fiscais e ao financiamento.

Depois da realização do curso e da identificação das empresas, elaborou-se uma metodologia de gestão da inovação, de acordo com as características de cada empresa (a sua dimensão e sector de actividade), bem como um plano de inovação e de seguimento da empresa com o objectivo de que o dinamizador pudesse aplicar essa metodologia. Foram assim realizados projectos piloto com um conjunto de dinamizadores, empresas e universidades sendo que, dos 121 participantes nos cursos formativos, um total de 88 realizou estágios em empresas, recebendo o apoio de especialistas externos. Durante o estágio de 6 meses nas empresas, os dinamizadores puderam identificar, iniciar e implementar projectos de inovação (em produto, serviço, processos, etc.) ou de gestão da inovação. As empresas, por seu lado, beneficiaram, quer do trabalho desempenhado pelo dinamizador, quer da assessoria realizada por especialistas externos.

A experiência foi acolhida favoravelmente por todas as entidades participantes no projecto e, sobretudo, pelos dinamizadores, uma vez que, graças aos estágios realizados, 33 dinamizadores puderam assinar um contrato laboral com algumas das empresas participantes. Além disso, a metodologia de gestão da inovação criada permite que este programa se adapte a quaisquer rede de universidades, empresas e entidades de serviços a empresas do Espaço SUDOE e fora do SUDOE:

Para Xavier Jové, responsável de projecto na Câmara de Comércio de Barcelona, "este projecto foi muito valioso para todos os sócios da parceria, uma vez que permitiu ligar o mundo universitário ao mundo empresarial, proporcionado um duplo valor, tanto às empresas como aos recém-licenciados". Graças a este projecto, quase uma centena de empresas de diversos sectores do Espaço SUDOE tem realizado projectos inovadores e de gestão da inovação, permitindo o aumento do investimento em I+D+i e incrementando assim a sua competitividade.

Ficha do projecto DINAMIC

Página Internet do projecto DINAMIC

Imagens Associadas:
 
Notícias

28 JUN 2011
O COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO APROVA O RELATÓRIO ANUAL DE EXECUÇÃO E A AVALIAÇÃO DO PLANO DE COMUNICAÇÃO

06 JUL 2011
IMPLEMENTAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE

28 JUN 2011
DINAMIC CONCLUI COM SUCESSO AS SUAS ACTIVIDADES DE DINAMIZAÇÃO DA INOVAÇÃO NAS EMPRESAS

28 JUN 2011
TRACC DIVULGA TÉCNICAS RODOVIÁRIAS ADAPTADAS ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NO TERRITÓRIO SUDOE

28 JUN 2011
MICOSYLVA PROMOVE A INTEGRAÇÃO DA MICOSILVICULTURA NA GESTÃO FLORESTAL

 
 

Secretariado Técnico Conjunto SUDOE - Plaza del Príncipe nº 4, 1 planta - 39003 Santander, España - stcsudoe@interreg-sudoe.eu - T. 942 23 83 62 - F. 942 23 84 28
Autoridad de Gestión - C/ Hernán Cortés, 9 - 6ª planta - 39003 Santander, España - aug@interreg-sudoe.eu - T. 942 31 84 20 - F. 942 37 23 29

Pode aceder, modificar e cancelar os dados através do nosso formulário de contacto formulário de contato
Esta mensagem é enviada em conformidade com a nova legislação em matéria de e-mail: LEY 34/2002, de 11 de julio LSSI