O programa de cooperação territorial do espaço Sudoeste europeu (SUDOE) apoia o desenvolvimento regional através do co-financiamento de projectos transnacionais por intermédio do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
Os actores públicos das regiões espanholas, francesas, portuguesas e britânicas (Gibraltar) podem contribuir para o crescimento e desenvolvimento sustentável deste espaço Sudoeste europeu, desenvolvendo projectos de cooperação transnacionais relacionados com a inovação, o ambiente, as novas tecnologias da informação e o desenvolvimento urbano sustentável. Trabalhando juntos, estes actores regionais contribuirão para que o Sudoeste europeu atinja as estratégias da União Europeia em matéria de crescimento, de emprego e de desenvolvimento sustentável.
A cooperação transnacional teve o seu início no espaço Sudoeste europeu com o Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG III B SUDOE. Passando para o nível de objectivo da política regional europeia, o programa de de cooperação territorial INTERREG IV B SUDOE é o sucessor directo do programa INTERREG III B SUDOE
Esta nova geração do programa SUDOE faz parte do Objectivo cooperação territorial europeia co-financiado pelos fundos estruturais para o período 2007-2013. Elaborado pelos quatro Estados membros (Espanha, França, Portugal e Reino Unido - Gibraltar) o programa operacional do objectivo de cooperação territorial espaço Sudoeste europeu (PO SUDOE) 2007-2013 é o documento de referência que estabelece, entre outras coisas, os eixos de cooperação possíveis e os co-financiamentos permitidos aos beneficiários potenciais. O PO SUDOE foi aprovado pela Comissão Europeia através da sua Decisão (2007) 4347 de 26 de Setembro de 2007.
Depois de ter sido elaborada uma análise do Sudoeste europeu a nível da sua demografia, das suas características socio-económicas, ambientais, etc., o principal objectivo perseguido no desenvolvimento de uma estratégia que vise valorizar as suas forças e corrigir as suas fraquezas foi o de consolidar o espaço sudoeste europeu como um espaço de cooperação territorial nos domínios da competitividade e da inovação, do ambiente, do desenvolvimento sustentável e do ordenamento do território, que contribua para assegurar uma integração harmoniosa e equilibrada das suas regiões no âmbito dos objectivos da coesão económica e social da União Europeia.
12 temas que refletem os projetos aprovados no programa de cooperação territorial SUDOE - INTEREG IV